19 de abril de 2024 12:42

Matriz de Santo Antônio de Itatiaia volta a receber fiéis para celebrações litúrgicas

Comunidade de Itatiaia comemora volta das celebrações religiosas

Matriz Santo Antonio Ouro Branco/Foto:Reprodução
Matriz Santo Antonio Ouro Branco/Foto:Reprodução

O restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) promoveu muitas ações no interior do templo. Com a instalação de andaimes para a limpeza e o restauro dos retábulos mor, laterais e colaterais, a matriz precisou paralisar as celebrações de missas. A localidade recebe as missas duas vezes por mês, mas, desde o início das obras de restauro, as celebrações passaram a ser feitas em um local fora da igreja.

Com o andamento dos trabalhos de restauro e a reformas do telhado e assoalho, os fiéis podem ser acolhidos com segurança para as celebrações. As missas na Matriz de Santo Antônio de Itatiaia voltam a ser celebradas no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, sempre às 7h30.

“É uma grande alegria para nós a volta das missas à Matriz, pois é uma forma de toda comunidade acompanhar bem de perto o andamento dos trabalhos que estão sendo executados”, afirma Máxima Bernadete, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo projeto e pela execução do restauro. A primeira celebração realizada na igreja o batizado de dois bisnetos de D. Geralda Vilaça Lopes (83), moradora de Itatiaia. Ana Beatriz, de dois anos, e Davi Henrique, de um ano,  que receberam o sacramento do batismo. Bruna Andrea Lopes de Moraes, neta de D. Geralda e madrinha de Ana Beatriz, conta que a emoção permeou todos os momentos da celebração. “Foi maravilhoso, todos ficamos muito emocionados, em especial minha avó, que queria que as crianças fossem batizadas na Matriz de Itatiaia”, conta. Bruna também ressalta a importância da volta das missas: “Com a volta das celebrações, a comunidade pode ver de perto como a igreja está ficando mais linda”.

O acervo de imaginárias da Matriz está passando, também, pelo processo de restauro. Todas as intervenções realizadas na igreja estão sendo  comandadas pelo restaurador Gilson Ribeiro. A Matriz está de portas abertas durante todo o processo, para que moradores de Itatiaia e turistas possam acompanhar o trabalho. O restaurador e sua equipe tiram dúvidas e mostram detalhes das pinturas descobertas. Além disso, a comunidade pode acompanhar de perto as atividades do restauro.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.

Serviço

Missas na Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG)

Sempre no 1º e no 3º domingo de cada mês

Às 7h30

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade
novalogo-correiodeminasnova
Nossas redes Sociais