Mais de mil pessoas participam de romaria em homenagem a Dom Luciano

Animados pelo exemplo profético de Dom Luciano, fiéis e romeiros de várias cidades da Arquidiocese de Mariana participaram da Romaria do Servo de Deus, Dom Luciano, neste domingo, 30 de outubro, em Conselheiro Lafaiete. Cerca de 1.000 pessoas acompanharam a caminhada que fez parte do encerramento do 6° Fórum Social pela Vida, ocorrido na cidade entre os dias 27 e 30.

dom-luciano

“A primeira Romaria em memória de Dom Luciano que aqui se realizou é uma proclamação pública do reconhecimento do testemunho de vida que ele nos deixou, mas é também a expressão do compromisso que assumimos de levar adiante sua mensagem profética: “Não se esqueçam dos pobres”. A Arquidiocese de Mariana não pode se esquecer das grandes lições que Dom Luciano nos deixou, e nós não podemos enterrar a precioso legado que ele nos transmitiu com seu fecundo pastoreio à frente desta Igreja particular”, ressalta o arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Segundo o secretário arquidiocesano da Pastoral da Juventude, participar desse momento é muito especial. “Para nós, nos 30 anos da PJ, essa romaria é uma forma de celebrar um dos maiores incentivadores da Pastoral, que foi Dom Luciano”, disse Marcos Xavier.

Após a caminhada foi celebrada a missa de encerramento do 6° Fórum Social pela Vida na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, com a presença de mais de 20 padres da Arquidiocese. Para Dom Geraldo a edição deste ano se constitui no marco do décimo aniversário de falecimento do Servo de Deus Dom Luciano.

“A memória do décimo aniversário do falecimento de Dom Luciano, é iluminada pela luz de Cristo Ressuscitado. Aliás, em seu próprio nome, Dom Luciano se apresenta como anunciador e portador da luz. Sua presença e sua palavra eram sempre iluminadas e iluminadoras”, acrescenta o arcebispo.

Jubileu das Pastorais Sociais

Em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia, durante a celebração, também, foi realizado o Jubileu Arquidiocesano das Pastorais Socais. “Hoje celebramos o Jubileu das Pastorais Sociais de nossa Arquidiocese, comemorando também os 15 anos da realização do primeiro Fórum Social pela Vida”, afirma Dom Geraldo.

Fórum social

forum-social

Inspirados pela na encíclica do papa Francisco, Laudato Si, o 6° Fórum Social pela Vida teve como tema “Casa Comum, nossa missão”. O evento, promovido a cada três anos pela Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese, reuniu 700 pessoas no Colégio Nazaré, em Conselheiro Lafaiete, entre os dias 27 a 20 de outubro.

O vigário episcopal da Região Oeste, padre Geraldo Oliveira, afirma que acolher o Fórum foi uma grande oportunidade. “Foi uma oportunidade singular que a nossa região teve em acolher o evento. Esse foi um momento de manifestação desse carinho da nossa arquidiocese para conosco. Momento, também, para a gente expressar a nossa comunhão, a nossa união. E é muito bom ver a alegria estampada nas pessoas, que com tanta boa vontade, abriram suas casas para acolher as pessoas”, agradece o padre.

Fonte: Fato Real

FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *