Livro Viola de Queluz será lançado hoje em Congonhas

Lançamento integra a programação da Semana de Patrimônio e conta com exposição e show com o violeiro Chico Lobo

Dando seguimento ao roteiro de lançamentos da obra “Viola de Queluz – Família Souza Salgado”, de Valter Braga de Souza, o livro será lançado neste dia 23 (sexta-feira) na cidade de Congonhas. O lançamento integra a Semana Municipal de Valorização do Patrimônio, realizada numa parceria entre os setores da Cultura e Educação da Cidade dos Profetas.

O autor Valter Braga de Souza/DIVULGAÇÃO

O lançamento será às 19 horas no Museu de Congonhas e contará com exposição de violas e show de Chico Lobo, um dos principais expoentes da cultura violeira em Minas com um trabalho respeitada no Brasil e no exterior.

Congonhas e as violas de Queluz

Diante da fama alcançada pelas violas produzidas em Queluz desde a aurora do século XIX até a segunda metade do século XX – sobretudo pelas famílias Salgado e Meirelles – uma pergunta paira sempre. Como pôde o instrumento alcançar tal projeção por toda Minas Gerais e o Brasil numa época provinciana com meios de comunicação e transporte bastante limitados? A resposta é o Jubileu de Congonhas.

Como mostra o pesquisador congonhense André Candreva em artigo que integra o livro, Jubileu de Congonhas atraía milhares de romeiros devotos do Bom Jesus de Matozinhos e também propiciou um forte e diversificado comércio nas ladeiras de Congonhas. Entre as inúmeras barracas e seus produtos, o instrumento também era exposto e comercializado no Jubileu, realizado até hoje no mês de setembro. Conforme Candreva luthiers montavam suas barracas, realizavam rodas de violas para chamar a atenção dos romeiros. Assim, as violas de Queluz encontravam muitos compradores e o instrumento chegava a “rincões distantes de Minas Gerais, Bahia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e outros”. No âmbito do Jubileu o violeiro e luthier José de Souza Salgado, avô de Valter Braga de Souza ficou conhecidíssimo no Estado e fora dele pela arte e excelência de suas violas.

Outro congonhense que participa do livro é o artista plástico e escultor Luciomar de Jesus, que desenhou a capa do livro.

O autor, os editores e membros da Secretaria de Cultura de Congonhas/CONGONHAS

Santa Cruz de Minas

No dia 31 o livro “Viola de Queluz – Família Souza Salgado” será lançado no 2º FestVita (Festival da Viola, Torresmo e Angu). O lançamento ocorrerá na praça São Sebastião, em Santa Cruz de Minas e também contará com show do violeiro Chico Lobo durante a programação.

      Serviço

  • O que: Lançamento do livro “Viola de Queluz – Família Souza Salgado”, de Valter Braga de Souza (Lesma Editores, 160 págs.)
  • Quando: 23 de agosto (sexta-feira)
  • Onde: Museu de Congonhas (Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 – Basílica, Centro Histórico de Congonhas)
  • Quanto: R$ 30,00
  • Parceria: Liga Ecológica Santa Matilde – LESMA e Prefeitura Municipal de Congonhas
  • Contatos: (31) 99399-2345 / 99245-3748

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *