Lafaiete tem filme representante no charmoso Festival de Cinema de Tiradentes

Anderson é protagonista de filme que será exibido no Festival de Tiradentes/Arquivo

O maior evento do cinema brasileiro contemporâneo – a Mostra de Cinema de Tiradentes, chega a sua 21ª edição, acontece na charmosa cidade entre 19 a 27 de janeiro, apresentando ao público a diversidade da produção cinematográfica brasileira – uma trajetória rica e abrangente que ocupa espaço de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil. Trata-se de um festival de vanguarda que reúne todas as manifestações da arte numa programação cultural abrangente oferecida gratuitamente ao público.

Serão exibidos mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, incluindo também debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, cortejo da arte e atrações artísticas, beneficiando um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

O festival conta com a presença de mais de 500 convidados especiais – cineastas, produtores, atores, críticos de cinema, acadêmicos, imprensa, autoridades, etc.

Presença de Lafaiete

Dentro desta estrutura planejada e armada pela cidade em tendas e espaços, pela primeira vez um filme de um lafaietense estará presente ao evento audiovisual. O curta metragem, “Anderson”, do cineasta lafaietense, Rodrigo Meireles, vai concorrer ao prêmio de júri popular junto com aproximadamente outros 70 filmes brasileiros. Tem direito a voto quem participar da sessão de exibição que acontece neste domingo, dia 21, no Cine Tenda, às 15:00 horas, com capacidade para 600 pessoas. “Só ser exibido em um festival dessa grandeza já é motivo de muito orgulho pra mim”, revelou o cineasta a nossa reportagem, preferindo não falar em expectativas de premiações “Frequento esse festival há mais de dez anos e ele foi e continua sendo muito importante pra minha formação. Será uma sessão muito especial e toda a equipe estará presente. Conto com a presença de todos, principalmente a turma de Conselheiro Lafaiete”, disse Rodrigo, comemorando a escolha que representa mais um voo na sua promissora carreira.

O cineasta lafaietense Rodrigo Meireles nos Estados Unidos/Reprodução

Além de Tiradentes, Anderson participou em setembro deste ano, o filme integrou 44º Telluride Film Festival, no Colorado (EUA). Entre 17 a 21 de novembro, o curta-metragem foi exibido na praia durante a 4ª Mostra de Cinema de Gostoso, realizado na pequena cidade de São Miguel do Gostoso, a 110 km da Capital Natal, no Rio Grande do Norte.

Mais uma grande notícia para Rodrigo Meireles. Anderson foi selecionado também para o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, México, que aconteceu entre 9 a 16 março.

O filme e a trajetória

Rodrigo Meireles tem predileção pelo universo de pessoas simples e deles faz sua inspiração e roteiro. Anderson (duração de 20 minutos) mostra um pouco da rotina do Anderson, figura ilustre de Lafaiete, conhecida pelo seu fanatismo pelo “Atlético Mineiro”, por tocar na banda Nossa Senhora das Graças e por estar sempre falando com as rádios locais. Um dos pontos fortes do curta é o fato do personagem principal ter ajudado na construção do filme com sua visão pura e quase infantil do mundo transformando o documentário em uma comédia. Acesso total à sua vida/casa por ser amigo da família e equipe extremamente reduzida foram essenciais para garantir que a câmera não o incomodasse.  A estreia do documentário aconteceu em Lafaiete, no final de julho, durante o Festival de Inverno.

Rodrigo contou que conseguiu rodar o documentário Anderson graças a venda de seu outro filme “João Batista” ao Canal Brasil. “È difícil ganhar dinheiro com produção. Por enquanto é somente participação e prêmio”, contou

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *