Inscrições para o prêmio Gerdau Germinar se encerram dia 27

Iniciativas de educação ambiental desenvolvidas por escolas e ONGs podem receber aporte de até R$15 mil

Ainda dá tempo de participar da 6ª edição do Prêmio Gerdau Germinar. As inscrições de projetos para a tradicional premiação sobre educação ambiental se encerram na próxima segunda-feira (27). Ao todo, serão sete categorias de avaliação destinada às escolas – da educação infantil ao ensino superior – e ONGs que atuam nas cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (especialmente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito.

5º Premio Gerdau Germinar
Categoria Raiz: “PROJETO DE SUSTENTABILIDADE – ESPAÇO ECOLÓGICO DE LEITURA, LAZER E CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA” Escola Municipal Laura Queiroz de Itabirito -Ouro Branco – 28/06/2017

 A iniciativa pioneira, idealizada pela Gerdau, traz como tema central “O desafio da sustentabilidade” e tem o objetivo de incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino públicas e privadas da região. “O Prêmio Gerdau Germinar é uma extensão do trabalho que já realizamos em parceria com as comunidades no Biocentro. Queremos estimular as instituições a desenvolverem uma cultura sustentável nas suas comunidades e auxiliar na formação de cidadãos envolvidos e engajados com o futuro”, Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa.

 Nesta edição, os candidatos poderão desenvolver projetos tendo como foco as abordagens: consumo consciente, gestão de resíduos sólidos, qualidade de vida e bem-estar, biodiversidade local, revitalização de nascente e curso d’água, monitoramento do ar e da água, práticas de conservação e recuperação do solo. Uma das novidades do prêmio é a inclusão da categoria ONGs, em que as instituições terão o desafio de criar iniciativas voltadas para a economia circular.

 Uma comissão julgadora, formada por profissionais multidisciplinares, será responsável por selecionar os vencedores, que receberão um aporte de R$ 15 mil para a implantação do projeto. Uma cerimônia para entrega da premiação acontecerá em junho, na cidade de Conselheiro Lafaiete.

 Incentivo que faz a diferença

A participação da Escola Municipal Laura Queiroz, de Itabirito, na 5ª edição do Prêmio Gerdau Germinar fortaleceu as ações de desenvolvimento sustentável do seu currículo pedagógico. “Por meio do aporte oferecido pelo Prêmio, construímos um quiosque para a apresentação artística e cultural dos nossos alunos. Este espaço é utilizado para trabalhar conceitos e atividades relacionados à importância do bem-estar físico e mental para o nosso ambiente, como aulas de educação ambiental, artesanato, dança e artes maciais”, afirma Flávia, professora responsável pelo projeto.

 Atualmente, a Escola conta com outras iniciativas de conscientização ambiental, como o Jardim Sustentável, feito com pneus e garrafas pets, e o projeto de captação de água da chuva, que é reutilizada em atividades internas. “Nosso trabalho foi totalmente transformado pelo Prêmio Gerdau Germinar. Com ele, conseguimos interligar todas as nossas iniciativas e oferecer um ambiente agradável e de contemplação para os nossos alunos”, afirma a professora, destacando que a unidade de ensino já fez sua inscrição para a nova edição. “O nosso projeto já está finalizado. Queremos construir uma praça multifuncional para reforçar os conceitos sustentáveis e promover novas experiências para as crianças”, conclui.

 Os interessados em participar do Prêmio Gerdau Germinar devem se inscrever, até o dia 27 de maio, por meio do site: prosas.com.br/editais/5046-6o-premio-gerdau-germinar. Mais informações: (31) 3749-5800 ou fernanda.souza@gerdau.com.br

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *