19 de abril de 2024 01:05

Inédito: lafaietense Renata Borba é campeã mundial de Karatê na China

A atleta lafaietense Renata Borba alcançou o tão sonhado título mundial de sua modalidade. Nos dias 17 e 18 de novembro, na cidade de Shangai, China, a delegação brasileira composta por 11 pessoas, entre atletas, árbitros e coach’s participaram do 5th I.K.O. Matsushima Kyokushin Karate World Cup Karate, com atletas de diversos países do mundo. A delegação também contou com a participação do atleta Luciano Pedrosa que também é morador de Conselheiro Lafaiete e disputou na categoria Absoluto Masculino Pesado.

Renata Borba disputou o título na categoria Absoluto Feminina (55kg-62,5kg), que teve a participação de atletas da Rússia, Austrália, Chile, Peru, Geórgia, China, Brasil,  Myanmar, Azerbaijão, África do Sul e Irã. Na primeira luta, a lafaietense derrotou a atleta S. Fadakar, do Irã com um wazari de vantagem.

Na segunda luta, Renata Borba enfrentou a atleta do Chile, Ivone Cabrera, vencendo por Ippon que corresponde a soma de dois wazari e considerado um nocaute técnico. Na semifinal a adversária a Uruguaia, naturalizada na Austrália, Letícia Franchi, saindo novamente vencedora com um wazari.

Reata Borba conquistou título inédito para o Brasil

A grande e esperada final foi com a atleta, Sul-Africana, Ncamsile Nzame, terceira colocada no último mundial. Renata Borba não se intimidou e venceu por nocaute com menos de 1 minuto de luta, desbancando a favorita da competição e conquistando o campeonato mundial de Karatê Kyokushin IKO Matsushima.
O Título Mundial feminino é inédito para o Brasil, Renata Borba é a primeira atleta a conquistá e ela está agora entre o seleto grupo de atletas que possuem o título mundial. Somente 3 pessoas, ela, Ewerton Teixeira e Francisco Filho, este último que é a inspiração de Renata no Kyokushin, hoje grande amigo e incentivador em sua caminhada.
A lafaietense ressaltou que sua boa participação neste mundial está relacionado ao trabalho em equipe. “Eu fui acompanhada por Sensei Luciano, Junior, Selma, Aldair e outros do Time Monstro, era uma equipe pequena, mas com muita qualidade técnica e motivacional. Tive todo apoio humano que precisava pra chegar onde cheguei. Costumamos dizer a frase de Michael Jordan, – O talento vence lutas, mas somente o trabalho em equipe ganha campeonatos” frisou Renata Borba que agradece a todos as pessoas que apoiaram para que ela e Luciano Pedrosa  pudessem participar da competição na China.

Para participar do mundial os atletas venceram em maio desse ano, uma seletiva mineira. A Federação Mineira de Karate Kyokushinkaikan apoiou os campeões das categorias feminino e masculino, disponibilizando a passagem aérea para o evento na China. Atitude essa que Renata Borba parabeniza diante do apoio oferecido aos atletas. Os atletas ainda contaram com o apoio dos alunos de sua academia, com rifas e apoio de pequenas empresas que já conhecem seu trabalho.
Luciano tem em sua carreira títulos com campeão brasileiro, top 5 sul-americano, campeão da seletiva, campeão paulista, entre outros. Renata em sua carreira de 17 anos, possui um extenso cartel de lutas. Algumas dessas conquistas: Octacampeã brasileira, tricampeã paulista, tricampeã mineira, 3ª colocada mundial Karatê Toeikan, campeã sul-americana, entre outros.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade