Glaycon Franco celebra anúncio de implantação de posto de coleta de sangue em Lafaiete

Deputado Glaycon Franco comemora conquista depois de 4 anos de trabalho empenhado

Ao lado do deputado estadual Glaycon Franco (PV), o prefeito Mário Marcus anunciou, na sexta-feira, 27 de setembro, que Conselheiro Lafaiete voltará a ter um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Fundação Hemominas. O posto é uma das reivindicações que mereceram maior empenho do parlamentar, inconformado com o fato de pacientes que dependiam de doações emergenciais e pessoas que se prontificavam a doar sangue precisarem recorrer à sede do Hemominas, em Belo Horizonte ou viajar a São João del-Rei, em virtude da falta de local apropriado para coleta e armazenamento na cidade.

O deputado Glaycon Franco tem tentado, desde o início de sua atuação da ALMG, junto à Fundação Hemominas e ao município de Conselheiro Lafaiete, a implantação do posto de coleta, que atenderá a toda a região, mas o município não oferecia condições de instalação do posto na cidade.

No início de 2017, após entendimento prévio entre o novo prefeito e o deputado, o município ofereceu como alternativa, à Fundação Hemominas, instalações situadas nas dependências da Unidade Básica de Saúde Santa Matilde, no bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha. O imóvel se enquadrava em todas as especificações determinadas pela fundação e sua utilização já havia recebido o aval da Vigilância Sanitária. Na sexta-feira, o município e a Fundação Hemominas firmaram o plano de trabalho e assinaram o Termo de Cooperação, que permitem a execução das obras.

“Muito me preocupava que o lafaietense precisasse ir até Belo Horizonte ou São João del-Rei para doar sangue, este ato tão nobre e tão importante para salvar vidas. A ausência do posto fez cair drasticamente o número de doadores. Desde o primeiro mandato, dedicamos atenção a esta questão. Desde 2016, intensificamos esta pauta. Fizemos várias visitas aos setores ligados à saúde. Como médico, sei da importância de um posto de coleta de sangue no município. Conseguimos a agência transfusional no Hospital Queluz. Agora, depois de muita luta, conseguimos o apoio da Fundação Hemominas para instalar o posto de coleta em Lafaiete.”

O esforço do deputado foi reconhecido por Mário Marcus, que fez questão de ressaltar a sua parceria fundamental para a concretização do projeto: “Foi de extrema importância a atuação do deputado estadual Glaycon Franco ao longo de todo este processo. Em companhia do Glaycon visitamos praticamente todas as secretarias de estado e órgãos governamentais levando as demandas de Conselheiro Lafaiete. Esta era uma luta do deputado desde que assumiu o primeiro mandato. Estivemos no Hemominas e apresentamos este local como uma das possibilidades. Começou-se então a trabalhar nos projetos para aprovação, após os quais recebemos o aval da Vigilância Sanitária Estadual e da própria Fundação Hemominas”, afirmou Mário Marcus.

O Município de Ouro Branco será parceiro de Lafaiete no empreendimento, como resultado de convênio firmado entre as duas cidades.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *