Frentista planta horta em posto, distribui aos carentes e incentiva a produção de verduras

Os bons exemplos transformam a sociedade. Aos 47 anos, Eleir José Narciso usa o próprio espaço onde é funcionário para promover bem comum e espalhar bons hábitos alimentares.

Eleir José Narciso usa o próprio espaço onde é funcionário para promover bem comum e espalhar bons hábitos alimentares/ DIVULGAÇÃO

Ele é frentista em um posto perto da rodoviária de Lafaiete. Casado, tem duas filhas (23 e 19 anos) e mora n0o São Dimas. Nas horas de folga trabalha como garçom e outras atividades como complemento salarial.

Há mais de um ano ele plantou no posto uma horta em um pequeno espaço, mas capaz de atrair curiosos como também pessoas interessadas em conhecer de perto o belo canteiro onde vicejam alface, cebolinha, almeirão, mostrada e outras verduras de épocas como beterraba, cenoura e pimentão. Para manter a plantação bem cuidada, ele tem a colaboração de colegas de trabalho e conta com doações de esterco de produtores rurais.

Eleir relatou a nossa reportagem que a ideia de criar o canteiro começou quando observou no posto um pequeno espaço ainda não aproveitado. “Eu trabalho de pedreiro e faço de tudo um pouco. Em casa eu tenho uma horta onde planto de tudo. Então resolvi levar umas mudas diversas e iniciar o canteiro”, contou.

Eleir contou a nossa reportagem que a ideia de criar o canteiro começou quando observou no posto um pequeno espaço ainda não aproveitado/ DIVULGAÇÃO

Eis que no posto ele encontrou o espaço para plantar verduras. Do patrão, ganhou o incentivo. Eleir distribuiu a produção com pessoas carentes que passam no local. Mas seu principal objetivo é incentivar a alimentação saudável de produtos sem agrotóxicos como também mostrar que em um apartamento também é possível produzir algumas hortaliças.

Ele contou que diversos clientes pedem mudas e orientações para o plantio em pequenos espaço e até mesmo em quitinetes. “Um pequeno vaso, uma lata ou um pneu é possível plantar diversas verduras. Eu incentivo as pessoas a adotarem esta prática saudável. Muitos clientes me pedem orientações e eu explico como deve ser o plantio. E funciona. Muitos que ensinei já colheram boas verduras em suas casas”, afirmou.

“Todos que passam aqui admiram meu trabalho e minha dedicação. Eu retribuo doando hortaliças”, diz Eleir/ DIVULGAÇÃO

Ao longo do ano, o plantio no posto varia de acordo com as verduras de épocas. Até mesmo morango já foi colhido. “Todos que passam aqui admiram meu trabalho e minha dedicação. Eu retribuo doando hortaliças”, observou o frentista.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *