Festa resgata a tradição secular da Queima do Alho

Comitiva Queima do Alho
Comitiva Queima do Alho
Cenário feito especialmente para o evento
Cenário feito especialmente para o evento
Edson Resende e seus pais José Resende e Efigênia Peixoto
Edson Resende e seus pais José Resende e Efigênia Peixoto

Aconteceu dia 14 de novembro de 2015 a 1ª Queima do Alho em Conselheiro Lafaiete. O evento é uma tradição da culinária típica das comitivas de peões e tropeiros do século passado e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O cardápio é composto de arroz tropeiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão, pela comitiva Mágoa de Boiadeiro de Divinópolis/MG, convidada especialmente para esse evento.
A festa foi organizada pela comitiva Amigos Sertanejos de Lafaiete e região e aconteceu na fazenda da Divisa – Conselheiro Lafaiete com inicio das 10 às 18 horas.
A festa foi realizada com sucesso e excedeu o numero planejado de 700 pessoas/convidados. A 1º Queima do alho contou com a presença de locutores, berranteiros, violeiros, amigos, jovens, idosos, crianças.
A festa foi abrilhantada também por 12 comitivas sendo de Lagoa Dourada, Entre Rios, Casa Grande, Queluzito, Comitiva dos Muladeiros de Congonhas, Ouro Branco, São Brás do Suaçui, Catas Altas da Noruega, Clube do Cavalo De Conselheiro Lafaiete, Amigos Cavaleiros da Lua Cheia, Cavaleiros Unidos de Cons. Lafaiete de onde partiram juntamente com a comitiva de São Gonçalo para o inicio do evento, cada comitiva traiada como os costumes do século passado.
A iniciativa teve como objetivo manter viva a raiz sertaneja, fomentar a economia no meio rural e sertanejo.
A cultura de um povo é seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, é perpetuar valores, é permitir que as novas gerações participem dos nossos princípios.
Agradecemos a preferência de todos pela participação e presença.
Comitiva Amigos Sertanejos – 1ª Queima do Alho – 2015.

Fotos:divulgação

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *