Febre Amarela: Piranga, Santana e Itaverava deixam estado de emergência; Lafaiete e Ouro Branco permanecem

Após cumprir as metas estabelecidas de controle sanitário e imunização, as cidades de Piranga, Santana dos Montes e Itaverava deixam estado de emergência em função dos riscos de epidemia de febre amarela.

Santana dos Montes chegou a vacinar mais de 90% de sua população de pouco mais de 3.800 moradores. Uma varredura aconteceu entre 20 a 23 de fevereiro em toda e extensão do Município. Cerca de 20 profissionais estiveram envolvidos a campanha de vacinação em massa incluindo um vacinador cedido pelo Estado. Santana registrou apenas um caso de febre amarela e o paciente recebeu alta. O Município registrou 10 casos de episotiases com macacos infectados com mosquito da febre amarela.

Já Piranga foi o caso onde a doença mais se proliferou na região. A secretaria fez uma vacinação de porta em porta em toda a extensão de mais de 700 km² de extensão territorial, trabalho que envolveu inúmeros profissionais no objetivo de buscar o controle sanitário. Uma morte foi registrada pela doença com pelo menos 15 casos confirmados.

Cidades promoveram vacinação em massa para controlar surto

Em Itaverava também foi registrada uma morte por febre amarela. A cidade registrou ainda mais 2 caos com alta.

Os números finais

Segundo a Regional de Saúde de Barbacena foram confirmados 10 óbitos da doença, sendo 2 da própria cidade, Piranga (1), Senhora de Oliveira (1), Ouro Branco (2), Caranaíba (1), Paiva (1), Conselheiro Lafaiete (1) e Itaverava (1).

Lafaiete e Ouro Branco

As duas cidades permanecem em Estado de Emergência. Com as ações o município já registra o índice de 98% de cobertura vacinal, acima do ideal preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 95%. O objetivo da secretaria municipal de saúde Lafaiete é atingir 100%, mas devido às muitas recusas de moradores em receber as equipes ainda não foi possível alcançar este índice.
Após decretado estado de emergência em 09/02, a Secretaria de Saúde intensificou as ações.  As campanhas de vacinação prosseguem em postos tanto na zona rural como urbana.

A Gerência de Vigilância Epidemiológica informa que até o momento em Conselheiro Lafaiete foram registrados 13 casos suspeitos, sendo que 6 casos já confirmados e dentre eles 1 óbito, 1 caso descartado, e os outros aguardam por exames.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *