Escolas públicas de Desterro recebem oficinas culturais de fotografia

 Projeto propõe o uso da fotografia como uma ferramenta de reflexão e transformação do olhar em cidade mineira

 Estudantes de escolas públicas em Desterro de Entre Rios/MG receberão oficinas culturais do projeto FotoArte, desenvolvido pela ONG ImageMagica com o patrocínio da Ferro+ por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A primeira etapa do projeto começa no dia 03 a 14 de junho. Já nas duas primeiras semanas de agosto, novas escolas receberão as oficinas.

Um novo olhar

A proposta do FotoArte é fazer os participantes desenvolverem um novo olhar sobre o mundo em que vivem, usando a fotografia como um instrumento de transformação. Serão 10 encontros diários em que os alunos aprenderão técnicas de fotografia e como aplicá-las de forma crítica e reflexiva.

Educação ambiental através das lentes

Durante os encontros, depois de conhecerem técnicas e uma base teórica, os participantes produzirão fotografias e legendas sobre o tema atitudes sustentáveis. A atividade é feita utilizando o aplicativo de celular Camino, desenvolvido pela ONG ImageMagica. Além disso, outras dinâmicas que propõem a reflexão sobre o tema são desenvolvidas, proporcionando uma construção e acompanhamento conjunto dos educadores com os alunos.

Novos fotógrafos e professores

Com o intuito de ampliar o conhecimento adquirido, os participantes das oficinas darão aulas sobre o que aprenderam para outros colegas de outras turmas, multiplicando o aprendizado. Os professores das escolas também participam de uma oficina especial para incentivar o uso da fotografia de forma multidisciplinar em sala de aula.

 

 

Formatura e exposição

Para encerrar com chave de ouro, os participantes participam de uma cerimônia de formatura com entrega de certificado pela participação no curso. O evento é aberto aos familiares e amigos dos estudantes.

Acontecerá também uma exposição na escola com o que foi produzido ao longo das oficinas. Assim, todo o público que visitar o local será impactado com as mensagens criadas pelos alunos.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *