18 de abril de 2024 22:06

Equipe lafaietense de trekking chega em 3º lugar na etapa estadual em Queluzito

Formada por 6 atletas (Josué, Wellington, Bruno, Jair, Pedro Paulo, Agostinho, Geoavane e Tadeu), a equipe lafaietense de trekking “Manacuruícas” chegou na 3ª posição na categoria “Elite graduados” na 6ª etapa do campeonato mineiro. A prova foi disputada no fim de semana em Queluzito, na Fazenda da Lagoa, e com o resultado a equipe está na 3ª colocação geral do esporte especializado.

Foram quase duas horas de provas com obstáculos diversos pelas belezas naturais de Queluzito.  A equipe “Manacuruícas” é experiente no esporte já conquistando etapas em anos anteriores. A próxima prova acontece no dia 6 de agosto. O campeonato mineiro é organizado pela Minas Trekking.

Equipe lafaietense de trekking chega em 3º lugar na etapa estadual em Queluzito/Divulgação

O esporte

O Enduro a pé ou Trekking de Regularidade surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, através de amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking).É um esporte que concilia diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.

A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré-determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, riachos, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando à equipe calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.

O trekking de regularidade se tornou uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas.

As equipes são formadas de três a sete integrantes e cada componente deverá desempenhar uma função como navegador, contador de passos, calculista.

A atividade do Enduro a Pé ajuda as pessoas a se relacionarem em vários sentidos: aumentar o controle emocional, ter liderança, enfrentar novos desafios, traçar estratégicas e promover uma qualidade de vida através do contato com a natureza. Essas qualidades que o trekking proporciona estão atraindo diversas pessoas em busca de novos horizontes, onde é possível uma perfeita harmonia com o ambiente e a troca de conhecimentos entre pessoas, o que acaba por gerar novas e boas amizades.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade