Entenda como funciona o fluxo de atendimento do SINE de Congonhas

_DAN2800

O SINE Congonhas é responsável por captar as vagas oferecidas pelas empresas. Sendo assim, as vagas são disponibilizadas no seu sistema, nos meios de comunicação da região e no portal do Mais Emprego www.maisemprego.mte.gov.br.

Caso a pessoa se interesse por uma vaga, ela deve se dirigir ao SINE e atualizar seu cadastro nacional no guichê de atendimento. Lá, o trabalhador é informado das características da vaga e se o seu perfil condiz com a mesma. Se o trabalhador se interessar pela vaga, ele receberá uma carta de encaminhamento da vaga de emprego, constando a data e o horário da entrevista.

Se o trabalhador estiver no seguro desemprego, este será bloqueado até que a empresa dê o retorno do seu encaminhamento. O bloqueio é gerado automaticamente pelo sistema através do Ministério Público. A empresa realizará uma entrevista com o interessado para dar a carta como procedente ou não. No segundo caso, a carta retornará ao SINE.

O SINE é responsável por dar a baixa da carta no sistema. Caso o candidato esteja no seguro desemprego e a empresa não tenha interesse em sua contratação, seu seguro será desbloqueado automaticamente pelo sistema.

A carta de encaminhamento é um documento essencial tanto para o trabalhador como para a empresa, principalmente se ele estiver sendo monitorado pelo seguro desemprego. Quando a empresa aceita o candidato, seu seguro é interrompido, pois estará voltando ao mercado de trabalho.

Outro fator importante é que se a empresa não aceita o candidato, ela deverá especificar na carta os motivos da sua dispensa como: o trabalhador recusando a vaga, ele perde o seguro; a empresa recusando o trabalhador, o seguro volta a ser liberado pelo Governo e o trabalhador se candidatando a vaga e não comparecendo a entrevista, o seguro é bloqueado.

Fotos:divulgação/SECOM

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *