Deputado Glaycon Franco quer incluir Bom Jesus do Bacalhau em uma rota de turismo religioso e atrair investimentos

O Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga, popularmente chamado de Bacalhau, na zona rural de Piranga, é conhecido por uma das mais tradicionais festas religiosas da região. Todos os anos, moradores e visitantes celebram o Jubileu, que acontece entre os dias 1º e 15 de agosto, no santuário erguido em honra ao padroeiro, evento que atrai romeiros vindos das cidades vizinhas e de todo o estado.

Padre Reginaldo, Sérgio, Secretário Marcelo Matte, Glaycon Franco e José Carlos, prefeito de Piranga

Agora, com o apoio do deputado estadual Glaycon Franco (PV), o poder público e a população de Piranga lutam para inserir a localidade de Bom Jesus do Bacalhau na rota do turismo religioso. Com esse objetivo, está sendo elaborado um projeto destinado a ampliar a divulgação do festival anual em louvor ao Bom Jesus. Também é considerada fundamental a realização de melhorias na estrada que liga Piranga à comunidade, já que, atualmente, o acesso a Bom Jesus do Bacalhau é feito sob condições precárias.

Glaycon, que é conhecedor da região, disse que “o acesso às dependências do Santuário são muito ruins e precisam de uma intervenção para que o local fique mais acessível e proporcione maior conforto aos frequentadores, que crescem a cada ano”. A importância do Jubileu já foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que declarou o Festival como Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, desde 1996.

Graças à intermediação feita pelo deputado, o prefeito de Piranga, José Carlos de Oliveira Marques e o pároco do Santuário do Bom Jesus do Bacalhau, Padre Reginaldo, puderam apresentar pessoalmente estes pleitos ao Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte. O secretário colocou, à disposição, a equipe da pasta, que prestará a consultoria necessária para que a festa, de inquestionável relevância no calendário de eventos católicos da região, alcance a projeção estadual que merece.

 

Foto Capa: Weberth Oliveira Divulgação

 

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *