Deputado Glaycon Franco consegue a tão sonhada dragagem para os municípios de Itaverava e Piranga

 

Após várias indicações, o deputado estadual Glaycon Franco recebeu, na última semana, a notícia que o Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprovou durante reunião na sede do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), o Projeto que prevê ações de desassoreamento de 21,16 km de leitos de rios e 258.246,35m² em lagoas, em dois municípios de sua base política: Piranga e Itaverava.

Um dos principais problemas que afetam os rios, principalmente os que passam por grandes cidades, é o assoreamento. Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.

 

De acordo com o deputado Glaycon Franco, o pedido é uma reivindicação antiga de muitos municípios. “Fiquei muito satisfeito em saber que dos 13 municípios contemplados, dois são da minha região. O Projeto de Prevenção e Controle de Cheias beneficiará todos os moradores das cidades, pois irá facilitar o controle de cheias, que são comuns nesta época do ano”, afirmou Glaycon.

 

A Ruralminas realizará os trabalhos de contratação da empresa executora e, com equipe própria, realizará os serviços de fiscalização das obras. Segundo o presidente da Ruralminas, Luiz Afonso Vaz de Oliveira, será realizado um trabalho  emergencial de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento. “Esse processo consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados, aumentando a vazão fluvial.”

 

O projeto ainda sofrerá ajustes pelo Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).

foto:divulgação

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *