Deputado Glaycon Franco busca serviço de inspeção para liberação de comercialização de origem animal da sua região

A fim de fomentar a economia da produção de origem vegetal e animal em sua região, o deputado estadual Glaycon Franco esteve no dia 04/07, na cidade Administrativa, acompanhado pelo Secretário Executivo da Amalpa, Dr. Vicente de Faria Paiva, pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Marcus Vinícius de Carvalho e pelo secretário Municipal de Governo de Conselheiro Lafaiete, Dylan Franco, que representou o prefeito Mário Marcus. Reuniram-se com  o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, Marcílio de Sousa Magalhães.

Durante a reunião, discutiu-se a implantação do Sistema Estadual de Inspeção de Minas Gerais – SISEI-MG nos municípios do Território das Vertentes.

O sistema permite a autorização, pelo IMA, para que os estabelecimentos nele registrados, mesmo passando apenas pela inspeção regional, comercializem seus produtos em outros municípios dentro do Estado. Sem o sistema, o produtor que passa pela inspeção municipal somente pode comercializar seu produto no território do município que inspecionou. Ainda está previsto fomentar a economia das regiões mineiras através da implantação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal,  para a produção, manutenção e comercialização de alimentos de origem animal. Os produtos contemplados com a ação fiscalizadora são: carne, leite, pescado, mel, cera de abelha, ovo e seus derivados, além de outros em estudo para integrarem o rol acima.

Deputado Glaycon Franco oficializando o pedido ao Diretor-Geral do IMA/Divulgação

Marcílio esclareceu que o SISEI é um sistema eficiente de inspeção para os municípios, pois pode contribuir, ainda, para produtos de origem vegetal, análise de processos e rotulagem.

O Diretor-Geral afirmou, ainda, que o SISEI auxilia os produtores que, em sua maioria, trabalham de forma artesanal, apenas com a colaboração da família. “Nós já fizemos revisão da legislação de inspeção que será encaminhada a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG  e, em seguida, direcionada para votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, declarou.

O deputado Glaycon Franco convidou o IMA, por meio de seu Diretor-Geral, para participar de uma reunião da Amalpa para, na presença de prefeitos e vereadores, detalhar as informações sobre os trabalhos do SISEI, esclarecendo sobre as vantagens de aliar o sistema aos consócios de municípios e fomentar o serviço de inspeção nos municípios que ainda não o implantaram.

Glaycon ressaltou que a região possui significativa produção e que essas informações são de grande valia para os produtores da região, por intermédio da Amalpa.  “A reunião com o diretor Marcílio foi muito importante para esclarecer alguns dos trabalhos realizados pelo IMA. A cada dia os produtores rurais vem enfrentando mais dificuldades para ampliar e investir na qualidade de seus produtos. Com as informações que foram colhidas hoje, ajudaremos os trabalhadores da nossa região. Aproveitei para, com a aquiescência do presidente Mário Marcus, convidar o diretor para participar da próxima reunião da Amalpa que será em Senhora de Oliveira. Vamos apoiar os produtores a certificarem os seus produtos com o selo de qualidade dos seus processos e produtos”, afirmou Glaycon.

Ao final da reunião, o deputado ainda entregou um ofício solicitando implantação do serviço de inspeção regional do IMA, a ser capitaneado por uma instituição que congregue alguns municípios do Território de Desenvolvimento das Vertentes, preferencialmente a AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba.

FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *