Deputado Glaycon e secretário Angelo Oswaldo debatem teatro amador em Minas

O deputado Glaycon Franco e o secretário de estado de cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, participaram do debate cujo tema foi “Teatro e as políticas públicas”, dentro do fórum “Teatro: o que fazer?”. O concorrido evento ocorreu no dia 25/07, na sede da 2a. subseção da OAB/MG e integrou a programação do XV FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete.

Com a plateia lotada, Glaycon reconheceu a importância do FACE para a cultura de Conselheiro Lafaiete, elogiando o trabalho de Geraldo Lafayette e toda a sua equipe, mas manifestou sua preocupação com a falta de apoio aos eventos que envolvem o teatro amador.

O secretário Angelo Oswaldo, além de explanar sobre o teatro amador em Minas, esclareceu algumas políticas públicas do estado, ressaltando a importância do FACE para o fazer teatral em Minas Gerais, dada a grande participação de grupos oriundos de diversas regiões do estado.

Vários empreendedores teatrais que estavam presentes, bem como atores e artistas envolvidos em todos os aspectos com o teatro, fizeram considerações importantes sobre o tema, sempre com a preocupação de chamar a atenção das autoridades para a necessidade de maior apoio para a manutenção da importante manifestação cultural teatral, sobretudo em Minas Gerais.

Outro tema bastante debatido foi a formatação dos editais de incentivo à cultura, em que foram levantados detalhes relacionados à Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao FEC – Fundo Estadual de Cultura, além de alguns aspectos da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura).

Para discutir o tema em nível estadual, Glaycon divulgou a realização de uma audiência pública da Comissão de Cultura da ALMG, que será realizada a seu requerimento, no Teatro da Assembleia,  no dia 23 de setembro, em que será feito um amplo debate sobre as políticas públicas para o teatro amador em Minas Gerais. A audiência foi aprovada em maio de 2015 pela comissão, da qual Glaycon faz parte como suplente. Ângelo Oswaldo também manifestou apoio à audiência pública, da qual participará,  reconhecendo a importância do debate sobre o tema.

Foram convidados para o evento em Lafaiete, secretários e diretores de cultura dos municípios participantes do FACE. Além do secretário Angelo Oswaldo e do deputado Glaycon Franco,  estavam presentes na mesa dos trabalhos, representando as demais entidades, a presidente da FUNARB – Fundação Artística e Cultural de Betim, Márcia Dutra e o representante do município de Rio Espera, Giovane Neiva. O evento foi dirigido pelo teatrólogo Geraldo Lafayete.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *