24 de abril de 2024 10:21

Depois de mais de 20 horas de interdição, BR 040 é liberada após acidente

Acidente deixou 3 vítimas socorridas e encaminhadas a Santa Casa de Barbacena/Divulgação

A Via 040 informou que a BR-040 está parcialmente liberada no Km 730, em Oliveira Fortes, entre Barbacena e Santos Dumont, com faixas da direita liberadas nos dois sentidos. Faixa da esquerda, também nos dois sentidos, bloqueadas para manobras operacionais. No momento (14h30), o congestionamento no local é de aproximadamente 2 km no sentido RJ e 1 Km no sentido BH. Não há previsão de liberação total.

Devido à diminuição da extensão do congestionamento, a Via 040 não recomenda mais a rota alternativa por Rio Pomba (MG).

 O acidente ocorreu por 18:30 horas de ontem, e devido a carga perigosa, a legislação atual determina que a responsabilidade pela movimentação, bem como ações de remediação de vazamentos, é da transportadora do produto, que deve possuir seguro, licença ambiental, recursos e tecnologias apropriadas para casos de contingência como este. Esses procedimentos prévios são obrigatórios e cruciais para que a pista seja liberada pela concessionária e pela Polícia Rodoviária Federal no menor tempo possível.

 Desde o momento em que foi acionada para organizar o trânsito no local e prestar o socorro às vítimas, iniciou o protocolo de atendimento de emergência, acionando o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e as autoridades policiais. A empresa também realizou tratativas junto a transportadora do material para que os responsáveis atuassem no local, conforme previsto na legislação específica, porém, não houve, até o momento, qualquer atitude por parte da empresa “Rapidão Fortaleza”, responsável pelo transporte do produto (óleo e graxa).

 Mesmo assim, visando minimizar os impactos do acidente e do derramamento da carga na pista, a Via 040 providenciou, ao longo da madrugada de 11 de julho, a contenção do óleo e o despejo de 5 caminhões de areia para absorver parte do produto derramado. Dessa forma, foi possível, às 5h20 da manhã, a liberação parcial do tráfego por uma faixa em cada sentido. No momento, às 9h30, o congestionamento é de aproximadamente 3 km em cada sentido. A concessionária está, desde às 20h de 10 de julho, momento em que foi necessário interditar as pistas, informando as rotas alternativas e o estado da ocorrência, para que os usuários possam programar melhor sua viagem.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade