Defesa Civil faz trabalho preventivo em Lafaiete

Defesa Civil faz palestras orientativas DefesaCivil-Cartaz-A4

Presença tranquilizadora em momentos difíceis como diante de desastres naturais como enchentes, desmoronamentos e outros, a Defesa Civil vai além desta faceta conhecida pela população. “Nosso principal papel é preservar a vida. Fazemos uma média de 30 vistorias por mês em residências e áreas que despertam dúvidas sobre a segurança”, informa o coordenador da Defesa Civil Municipal, Carlos Alberto de Oliveira.Em Lafaiete a Defesa Civil trabalha em sintonia com a Secretaria Municipal de Obras, que executa serviços como de construção de rede pluvial e desentupimento de bueiros, entre outros. Apesar de atuar em parceria como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), a Defesa Civil depende muito da cooperação da população para acionamento em casos de sinistros.Hoje existem em Lafaiete oito pluviômetros. O aparelho de meteorologia é usado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de água da chuva. Por meio do monitoramento é possível analisar riscos de enchentes, inundações e deslizamentos. Os aparelhos estão instalados na Escola Municipal Padre José Lobo da Silveira (Rancho Novo), Escola Municipal “Dr. Rui Pena – CAIC” (São João), sedes do 31º Batalhão e do pelotão de Corpo de Bombeiros, Centro e nos bairros Belavinha e Gagé, além do distrito de Buarque de Macedo.Outra ação preventiva da Defesa Civil Municipal é o trabalho com institutos  como  INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

 

A defesa Civil atua de segunda à sexta-feira, em regime de plantão nos finais de semana  podendo ser acionada também via telefone do Corpo de Bombeiros.

Semana

De 20 a 24 de outubro será realizada a Semana Municipal de Proteção  e Defesa Civil, com palestras orientativas em escolas municipais e blitz educativa.

A defesa Civil e atua, além de segunda à sexta-feira, em regime de plantão e pode ser acionada via telefone do Corpo de Bombeiros.  

Telefones úteis

Defesa Civil: 3769-2965.
Corpo de Bombeiros: 199 (celular).

Fotos:divulgação/PMCL

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *