23 de abril de 2024 05:26

CSN diz que pode comprar produtos da agricultura familiar para impulsionar economia regional

CSN diz que pode comprar produtos da agricultura familiar para impulsionar economia regional/CORREIO DE MINAS

A dependência excessiva das atividades mineral e da siderurgia vem forçando os municípios a estimularem alternativas econômicas. Na reunião da Amalpa, ocorrida ontem, dia 28, em Congonhas, os prefeitos trouxeram a tona a discussão de impulsionar a agricultura familiar, nicho de mercado de grande potencial mas ainda pouco explorado, que poderia combater o desemprego gerando renda nos municípios.

Para o deputado Glyacon Franco (PV) o momento é de estimular as associações e produtores da agricultura familiar para abastecer o mercado principalmente a merenda escolar. A lei garante que 30% da alimentação nas escolas devam vir da agricultura familiar, porém a aplicação esbarra na falta de organização dos produtores. Ele defendeu a criação Selo de Inspeção Regional (SIM).

O representante da CSN, Márcio Melilo, disse que a mineradora estaria disposta a abrir a compra direta da agricultura familiar para abastecer o cardápio de produtos da alimentação de seus trabalhadores.

Codap

Na semana passada, o Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) recebeu em comodato uma área de 25 hectares para a implantação do centro de referência da agricultura familiar. Zelinho convidou os municípios a integrarem o Codap e lembrou a importância da entidade porém criticou o esvaziamento do consórcio visto como uma disputa com a Amalpa. “Sentimos nos últimos anos a queda do emprego principalmente em Congonhas, Ouro Branco e Lafaiete. Temos um grande projetos que é implementar a agricultura familiar para alavancar a economia dos municípios.”, sintetizou. Mário Marcus anunciou o retorno ao Codap, depois que Lafaiete ficou afastada do consórcio nos últimos 8 anos. Na próxima reunião, que acontece no dia 26 de maio, em São Brás, o diretor executivo do Codap, Rodolfo Gonzaga, falará sobre o consórcio  e seus projetos para a agricultura familiar.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade