Crianças curtem Lafaiete com ações de cidadania com idosos e aprendem cuidar de seus animais

Clarissa Alves, da Sec,Desenvolvimento Econômico em visita ao asilo
Clarissa Alves, da Sec,Desenvolvimento Econômico em visita ao asilo
Entrega dos alimentos no asilo
Entrega dos alimentos no asilo
Estudantes de veterinária participam da iniciativa
Estudantes de veterinária participam da iniciativa

No mês em que se comemora o Dia do Idoso (1º),  Dia dos Animais (04) e o Dia das Crianças (12), os três focos do mês da campanha “Eu Curto Lafaiete”,  algumas ações merecem  reconhecimento.

As crianças e os idosos

Crianças que participaram durante a II Semana de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, em setembro, realizaram uma gincana ambiental. A Escola Municipal Vereador José Aleixo de Matos foi a campeã.

Dentre as atividades realizadas os alunos deveriam recolher garrafas pets e latinhas de alumínio. Eles conseguiram arrecadar quase 50kg de material, que posteriormente foi vendido. Com o dinheiro angariado os pequenos cidadãos compraram alimentos e  doaram ao Asilo Dr. Carlos Romeiro.
No último dia 20, as crianças fizeram a entrega. Os alunos que estiveram presentes fazem parte do Clubinho Ambiental, que está inserido no PROGEA  (Programa de Educação Ambiental) desenvolvido pela PMMG Ambiental.
Esta ação foi desenvolvida em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Polícia Militar Ambiental  e Movimento das Águas.

 

As crianças e os animais

 

A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura e gerente de vigilância ambiental de Lafaiete, Carla Sássi está desenvolvendo um trabalho que envolve seus alunos do curso de veterinária da Unipac.

 

Os futuros veterinários estão ministrando palestras para as crianças e adolescentes em escolas, ensinando com didática e bom humor os cuidados básicos que devem ter com os seus bichinhos de estimação; além de doenças como a Leishmaniose.  O interesse dos pequenos é contagiante. “Somos surpreendidos com um interesse grande deles, que absorvem o que ensinamos. È gratificante ver o amor que eles têm pelos animais e como se interessam em aprender a cuidar deles”, afirma Sássi, que ministra a disciplina Epidemiologia e Saúde Pública, na faculdade.

 

Com a espontaneidade própria das crianças, o grupo de adultos é surpreendido com alguns fatos. Entre eles um garotinho que tem como animal de estimação uma minhoca e a curiosidade  de uma garotinha sobre quantas vezes precisa dar banho em galinhas. Para entrar no universo delas até um “Supervet” foi criado, transformando um veterinário em super herói.

 

A iniciativa deu tão certa que outras escolas já solicitaram a presença da turma.

 

PSF

 

Paralelo às atividades o grupo de estudantes de veterinária. Sob supervisão de Carla Sássi, também ministrou curso de capacitação para Agentes de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) com temas como: toxoplasmose,  acidente com animais peçonhentos, controle de pombos e roedores e esporotricose.

Fotos:divulgação/PMCL

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *