24 de abril de 2024 12:18

Coral Cidade dos Profetas realiza concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Congonhas

A apresentação gratuita integra a programação da temporada de concertos de 2018

Coral Cidade dos Profetas/ Foto: Eliane Gouvea

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Sete de Setembro, 32 – Matriz), em Congonhas será palco do concerto do Coral Cidade dos Profetas no dia 10 de maio, quinta-feira, às 20 horas. A apresentação, que marca a comemoração dos 30 anos do grupo coral, será em Tributo ao compositor Manoel Dias de Oliveira, destacando sua importância para a formação cultural do povo mineiro.

O concerto é gratuito e conta com patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os convites poderão ser retirados uma hora antes da apresentação, no local do evento.

Ao longo de sua existência, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos artísticos do país que executa, difunde e perpetua este legado musical do passado mineiro. Para o concerto, preparou um repertório especial, formado por composições como Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo; Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira; Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto; Ave Maria e Padre Nosso, Stabat Mater e Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina), de Lobo de Mesquita e Magnificat – Manoel Dias de Oliveira.

O espetáculo integra a programação da Temporada 2018 de concertos do Coral Cidade dos Profetas. Em abril, as cidades mineiras com vocação da Música Colonial, Ouro Preto, Entre Rios de Minas, receberam apresentações do grupo coral, acompanhado por orquestra e solistas convidados.

Coral Cidade dos Profetas de Congonhas

Um pequeno grupo de pessoas interessadas em aprender música, fundou, há 30 anos, um Coral polifônico à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musical à arte sacra colonial mineira.

O Coral que tem como regente, desde a sua fundação, o maestro José Herculano Amâncio. Sempre com um nível de excelência em suas apresentações, o Coral participa dos eventos mais significativos de Congonhas e região, como Semana Santa, Festivais de Inverno, Concertos Natalinos, Eventos Civis Comemorativos, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o Coral Cidade dos Profetas de Congonhas se tornou um dos principais grupos em atividade a divulgar este inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, o Coral oferece gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

O Coral possui no currículo vários concertos como “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho”, “Concertos da Paixão”, “Concertos Natalinos”, dentre outros. Em 2012, gravou o CD “Coral Cidade dos Profetas – Missa em Fá Maior, de Lobo de Mesquita”, o qual alcançou grande sucesso. As mais recentes produções são os CDs “Mestres do Colonial Mineiro” (2017) e “Louvor à Virgem Maria” (2018). Os dois discos foram gravados na cidade histórica de Congonhas, MG.

  • Coral Cidade dos Profetas – Temporada 2018
  • Tributo a Manoel Dias de Oliveira.
  • Data: 10 de maio, às 20 horas
  • Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Praça Sete de Setembro, 32 – Matriz – Congonhas)
  • Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos, a partir das 19 horas, no local do evento.

 

Repertório:

  • Matinas do Natal – Invitatorio, Responsório I e II – Anônimo.
  • Missa de Oitavo Tom (Kyrie) – Manoel Dias de Oliveira.
  • Maria Mater Gratiae – Marcos Coelho Neto.
  • Ave Maria e Padre Nosso – Lobo de Mesquita.
  • Stabat Mater – Lobo de Mesquita.
  • Antiphona de Nossa Senhora (Salve Regina) – Lobo de Mesquita.
  • Magnificat – Manoel Dias de Oliveira

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade