20 de abril de 2024 03:45

Congonhas sedia lançamento da Associação Mineira de Antigomobilismo

886830_937201066329760_2191832811539437017_o

A Estação Ferroviária Central recebeu centenas de carros antigos, de diferentes regiões de Minas Gerais, na manhã desse domingo, 31, para o lançamento oficial da Associação Mineira de Antigomobilismo (AMA). O evento ocorreu durante a realização do 33ª Bate-Papo dos Automobilistas de Congonhas, promovido pelo Clube de Autos Antigos de Congonhas (CAC), Opaleiros da Real, Clube do Quadrado, Escoteiros de Congonhas, Uno Clube de Congonhas, JeeProfetas e Garagem Antiga de Conselheiro Lafaiete.

O prefeito Zelinho, acompanhado da primeira-dama Dr. Miriam Schwab, participou da solenidade e foi homenageado em virtude do apoio que o Governo Municipal vem dando aos clubes de autos da cidade e para a realização dos bate-papos mensais que ocorrem na Estação. “É um grande prazer receber o lançamento desta associação pioneira no Brasil em nossa cidade. Parabenizo a todos os clubes de autos de Congonhas. Nossa administração apoia as associações sem interferir no trabalho delas, por isso são bem sucedidas. Essas iniciativas podem sempre contar com o apoio da Prefeitura no que for necessário”, afirmou Zelinho.

A secretária de Cultura, Miriam Palhares, o secretário adjunto de Obras, Sidmei Andrade, os vereadores Júlio César e Eduardo Matozinhos também estiveram presentes ao evento.

Durante a solenidade, os membros da primeira Diretoria da Associação foram empossados e os representantes dos mais de 30 clubes já inscritos na AMA receberam certificado. Segundo Robson dos Santos Elias, presidente do Clube dos Autos Antigos de Congonhas, “Congonhas hoje passa a ser um marco nacional do antigomobilismo com o lançamento da AMA sendo aqui realizado. Estar à frente do Clube de Autos Antigos de Congonhas passa a ser uma responsabilidade maior, ainda mais agora sendo convidado a ser presidente regional da AMA no Alto Paraopeba”.

A Corporação Musical Bom Jesus se apresentou no local e trouxe o clima do período de Carnaval, com as tradicionais marchinhas. A Praça de Alimentação e a venda de artesanato local ficaram por conta da UNIART – Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros de Minas Gerais.

A AMA

A Associação Mineira de Antigomobilismo abrigará no quadro societário os clubes de antigomobilismo mineiros, imprensa especializada, museus de veículos antigos e comércio especializado (Oficinas, Agências de Veículos e Lojas de Autopeças).

“A criação desta associação é uma antiga reivindicação dos antigomobilistas e vai servir de exemplo para que outros estados possam também se organizar desta forma. Ficamos muito felizes com as adesões espontâneas de clubes de diferentes regiões do Estado. Esta é uma ação pioneira na Brasil”, explicou o idealizador e presidente da Ama, Antônio do Monte Furtado Filho.

Entre os objetivos da associação estão: elaboração de um Calendário Anual de Eventos; reunião de proprietários, apreciadores e simpatizantes de veículos antigos; preservação da cultura automobilística de época; esclarecimento da opinião pública sobre a importância da preservação da história do antigomobilismo; utilização de redes sociais e eletrônicas visando a promoção de trocas de informações e experiências entre a Associação, os clubes e seus associados; consultoria na organização de eventos de caráter social e cultural, desfiles e exposições de veículos antigos; cooperação com a sociedade, poderes públicos, empresariado, comércio e associações objetivando a defesa do antigomobilismo; incentivo ao desenvolvimento de imprensa especializada; valorização dos museus de veículos antigos e apoio ao comércio especializado de veículos antigos e autopeças.

Na estrada

Três viajantes do estado do Tocantins estiverem presentes no 33ª Bate-Papo dos Automobilistas. Tarciso Reis, Leonardo Martins e Delavan Duarte estão no meio de uma aventura até o Uruguai em um Fusca. Eles já estão a mais de 20 dias na estrada e pretendem percorrer 4mil quilômetros no automóvel.

“Queremos provar para as pessoas que para viajar basta colocar o pé na estrada. Idealizamos esta viagem, vendemos o que tínhamos, ajeitamos o fusca e saímos nesta aventura. Estamos registrando a nossa viagem pelo interior do Brasil e postando na página Marola na Estrada. Todos estão convidados a acessar”, explicou Tarciso Reis.

Foto:Divulgação

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade