Congonhas recebe prêmio nacional por destaque na área ambiental

De Minas Gerais, cinco município foram contemplados como bons gestores, Belo Horizonte, Betim, Uberaba,

Carmo do Cajuru e Congonhas

 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Neilor Aarão (centro), recebe premiação

O município de Congonhas recebeu na noite desta quinta-feira (27), durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, o Prêmio Destaque em Gestão Municipal Ambiental. Trata-se de um reconhecimento nacional concedido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) com apoio do Ministério do Meio Ambiente ao municípios que se destacaram na gestão ambiental. O secretário Neylor Aarão, do Meio Ambiente, recebeu em nome da Prefeitura de Congonhas a premiação na cidade de Campinas-SP.

O evento é considerado um dos maiores do Brasil. O primeiro aconteceu há dois anos. Este em Campinas, é o segundo.  É realizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente-ANAMMA.De Minas Gerais, cinco município foram contemplados como bons gestores, Belo Horizonte, Betim, Uberaba, Carmo do Cajuru e Congonhas.

A secretaria destacou que “Congonhas tem se destacado muito nas questões sobre segurança de barragens, mas o planejamento e trabalho para atenção aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU, a comunicação ambiental, os trabalhos de coleta seletiva, monitoramento e fiscalização ambiental passaram a ser referência, servindo esses instrumentos como base para desenvolver a política multissetorial e alcançar resultados sustentáveis para a qualidade de vida na cidade patrimônio cultural da humanidade e imagem de minas.

Segundo Neylor Aarao, “foram aperfeiçoados instrumentos de fiscalização e monitoramento, reestruturação e desburocratização da legislação ambiental municipal que ainda encontra-se em construção para atender com agilidade e responsabilidade as demandas do município”.

Os temas discutidos no Fórum foram variados, mas destacam notadamente o agir local. Estavam presentes representantes dos Estados, Municípios e outros países, bem como a integrantes da sociedade civil organizada, além de empresas que atuam na área.

Prêmio é um reconhecimento pela gestão ambiental

Previamente ao evento, há a análise da atuação dos Municípios Brasileiros na gestão ambiental, conferindo destaque aos 100 que melhor atendem à boa gestão e aplicação da política nacional do meio ambiente.

O secretário de meio ambiente de Congonhas destacou ainda que a conquista na realidade reflete um trabalho de equipe que vem sendo desenvolvido pelo quadro de profissionais e servidores da secretaria há muito tempo, alem de um justo reconhecimento à atitude e determinação do prefeito Zelinho quando criou a secretaria de meio ambiente com apoio da Câmara Municipal em 2017.

Neylor Aarão finalizou dizendo que  “as ações desenvolvidas estão sendo reconhecidas em diversas instâncias porque seguem um planejamento adequado, inovador e moderno, que transmitem a tranquilidade e a certeza de que Congonhas está num no caminho certo”.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *