26 de abril de 2024 12:24

Congonhas empossa o ambientalista Nelior Aarão como secretário de meio ambiente em meio aos desafios da sustenbilidade

O ambientalista Neilor Souza Aarão, com larga experiência no direito ambiental, assumiu a recém criada Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Congonhas. A solenidade de posse e nomeação, aguardada com expectativa, ocorreu na tarde de hoje. O novo secretário chega com prestígio para comandar uma das mais importantes pastas da cidade mineradora. O prefeito Zelinho e o vice, Arnaldo, vereadores, secretários municipais e funcionários da secretaria encheram o gabinete para desejar boas vindas ao secretário que chega com inúmeros projetos na bagagem. O projeto de criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) foi feito pelo Poder Executivo e aprovado pela Câmara Municipal no mês passado em meio a polemica, mas foi bancado pelo prefeito que prevê e anseia na nova pasta atração de recursos e traduz que a área ambiental é prioridade do governo. “Criação da secretaria atende ao anseio dos ambientalistas. Podemos agora pleitear recursos junto as empresas mineradores e até mesmo ao próprio governo aumentando nossa participação no ICMS ambiental. Temos um profissional e ambientalista na pasta com o coragem e conhecimento para encarar os nossos desafios atuais da sustentabilidade e do pós mineração”, salientou Zelinho.

Neilor (D) assina termo de posse quando assumiu pasta do meio ambiente/SECOM

Entre outras atividades, a pasta deve coordenar estudos e projetos de desenvolvimento ambiental, monitorar a fiscalização de controle ambiental e coordenar a elaboração da proposta de legislação ambiental do Município. A SEMMA irá contar com Diretoria de Gestão Ambiental, Diretoria de Fiscalização e Controle Ambiental, Departamento de Aterro Sanitário e Departamento de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (NR).

O prefeito Zelinho destaca que Congonhas era uma das poucas cidades mineradoras que não tinha uma Secretaria de Meio Ambiente. “Encaminhamos o projeto para a Câmara Municipal e agradeço os vereadores por entenderem a importância de Congonhas ter uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Era uma reivindicação antiga. É muito importante para a cidade. Congonhas tem muito a ganhar”, completa.

Segundo o secretário já estão sendo elaborados alguns projetos, como o que prevê a revitalização das nascentes. “A questão ambiental está sendo muito discutida no mundo todo. Congonhas tem a questão das mineradoras também. Temos vários problemas que surgem com a atividade mineradora, como poeira. A criação da Secretaria é um instrumento que o Município passa a ter para equilibrar os interesses econômico e ambiental. A Diretoria de Meio Ambiente tem feito um bom trabalho. A questão agora é organizar o que temos e desenvolver um trabalho de planejamento”, destacou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade