Comunidade de Itatiaia (Ouro Branco) celebra a festa de seu padroeiro

Festa de Santo Antônio e Maria Concebida volta a ser celebrada na Matriz de Santo Antônio, recém-restaurada

Junho é sempre um mês especial para a comunidade de Itatiaia (Ouro Branco/MG), com a celebração do padroeiro, Santo Antônio, junto a Maria Concebida, em uma grande festa que reúne moradores e turistas. Em 2018, a comunidade celebra, também, o primeiro aniversário da entrega da Matriz de Santo Antônio restaurada. A programação da festa inclui rezas do Terço e a Trezena, missas, procissões, o levantamento dos mastros, a bênção do Santíssimo e a coroação.

Após os anos em que a Matriz de Santo Antônio esteve em restauro, a festa de Santo Antônio e Maria Concebida volta a ter seus atos dentro da igreja, reunindo a comunidade em torno de seu principal bem cultural e religioso. “É com muita alegria que vemos as festas religiosas tradicionais retornarem para o interior da Matriz, com a participação da comunidade. A celebração deste ano é, também, uma forma de comemorar a nossa volta à Matriz de Santo Antônio”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, entidade responsável pelo restauro do templo.

No dia 13 de junho, quarta-feira, dia de Santo Antônio, a Matriz de Santo Antônio estará aberta à visitação gratuita das 12h às 17h. A Matriz está aberta a visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h, com o ingresso a R$ 5,00. Todo o valor arrecadado é revertido para o cuidado com a igreja.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias. As obras foram entregues à comunidade no dia 13 de junho de 2017.

Programação

Festa de Santo Antônio e Maria Concebida

Itatiaia (Ouro Branco/MG)

De 31 de maio a 13 de junho de 2018

31/05 (quinta-feira) – Corpus Christi

7h30 – Santa Missa seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da comunidade

01/06 (sexta-feira) – 1º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

02/06 (sábado) – 2º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

03/06 (domingo) – 3º dia da Trezena de Santo Antônio

7h30 – Santa Missa e Trezena

04/06 (segunda-feira) – 4º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

05/06 (terça-feira) – 5º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

06/06 (quarta-feira) – 6º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

07/06 (quinta-feira) – 7º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

08/06 (sexta-feira) – 8º dia da Trezena de Santo Antônio19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

09/06 (sábado) – 9º dia da Trezena de Santo Antônio

18h30 – Procissão Luminosa, com as bandeiras de Nossa Senhora Concebida, da casa de Efigência Martins, e Santo Antônio, da casa de Solange Aparecida Guimarães, até a Matriz de Santo Antônio, onde acontecerá a celebração e a Trezena, seguida pelo levantamento dos mastros.

10/06 (domingo) – 10º dia da Trezena de Santo Antônio

15h – Missa Solene, seguida pela procissão com as imagens de Nossa Senhora Concebida e Santo Antônio, acompanhada pela Corporação Musical Santa Cecília, de Rodrigo Silva

11/06 (segunda-feira) – 11º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Trezena

12/06 (terça-feira) – 12º dia da Trezena de Santo Antônio

19h – Reza do Terço

19h30 – Santa Missa e Trezena

13/06 (quarta-feira) – Dia Solene de Santo Antônio de Pádua

6h – Alvorada Festival e Repique de Sinos

9h – Solene Celebração Festival de Santo Antônio, com a bênção do Santíssimo Sacramento e Coroação.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *