Começa hoje em Lafaiete o Circuito Gastronômico regional; público pode apreciar 10 pratos típicos da culinária local

Lafaiete abre hoje o Circuito Gastronômico “Sabores das Villas, promovido pelo Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas.  A cidade estará representada por 10 restaurantes e bares abertos a degustação/comercialização dos pratos típicos da culinária local que foram selecionados através de chamamento público com regras pré definidas.

A etapa municipal será encerrada no domingo na Praça do Cristo com shows e outros atrativos aberto ao público.

Ao final, os participantes, através de votação popular, irão escolher o prato vencedor que representará Lafaiete, juntamente com outros 12 municípios, na grande final que acontece em Itaverava no dia 25 de novembro.

O evento

Deck Choperia – Prato Poutine: Batata frita com catupiry, queijo, muçarela e molho de costela
Endereço: Av. Prefeito Telésforo Cândido Rezende, nº 929, Centro/Reprodução

O Iº Festival Gastronômico “Sabores das Villas” envolverá13 Municípios durante 5 finais de semanas consecutivos, prometendo agitar cultura e o turismo e movimentar as economias das cidades envolvidas nas regiões do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

Cada Município será representado com até 10 estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, churrascarias, pizzarias e choperias.

Durante o Festival os pratos escolhidos terão destaque nos estabelecimentos com a degustação. Em cada cidade, o Circuito promoverá 2 dias de festival e um 3º em espaço aberto com shows e outros atrativos.

Durante os mais de 40 dias do festival gastronômico, os participantes receberão através de um chef de cozinha oficinas, curso, palestras de capacitação experimentações e visitas técnicas fazendo do evento um momento de troca de experiências, inovação e novas perspectivas.

Treze participantes, escolhidos por votação popular, irão para a grande final do festival.  Nesta etapa cada um receberá o valor de R$300,00 e o vencedor levará o prêmio de R$ 1 mil além dos troféus.

No encerramento haverá stands para aproximação dos comerciantes e os produtores rurais, proporcionando uma interação na cadeia produtiva e valorizando a produção da agricultura familiar local e regional, como forma de geração de renda e emprego.

Avaliação

Botequim 22 – Delícia Suína 22 com molho de goiaba – Filé mignon suíno empanado de banana da terra na manteiga
Endereço: Rua Oscar Reinaldo, nº 571, Albinópolis/Reprodução

“O festival vai muito além da gastronomia. Será uma ferramenta para desenvolver o turismo, valorizar o patrimônio cultural das cidades e através da culinária vamos estabelecer elo entre o turismo e a cultura. Associar patrimônio e turismo é algo fundamental para o incrementar o potencial econômico e atrair turistas. O Festival veio para impulsionar toda a cadeia produtiva da culinária, desde a agricultura familiar até o produto final.”

Esta foi a avaliação da Presidente do Circuito Villas e Fazendas, Clarissa Alves, ao comentar os desdobramentos do festival na região e sua importância para criar atrativos nas cidades. “O turismo é ainda pouco explorado e culinária é uma atividade possibilita inúmeras oportunidades econômicas e sociais. Através dela se identifica um povo e o conhecimento de hábitos e costumes da comunidade visitada.  Resgatar a identidade da culinária regional significa entrar em contato com a cultura e o modo de ser de um povo”, avaliou Clarissa sobre a importância do evento.

Marca e mídia

O Alto Paraopeba e Vale do Piranga já são conhecidos por seus eventos e também por sua gastronomia, e consolidar este Festival Gastronômico é um dos principais objetivos, para tanto será realizada a sua inscrição Calendário de Eventos do Estado de Minas Gerais, tornando o Circuito Gastronômico “Sabores das Villas” com o tradicional e reconhecido nacionalmente.

Todos os comércios participantes serão padronizados e a criação de um cardápio personalizado com um roteiro. Camisas, banners, aventais, outdoors, cartazes farão parte da ampla divulgação do festival e em cada cidade que o evento passar haverá um grande pórtico com o mapa do circuito.

Datas de Realização:

13/10 – Conselheiro Lafaiete

20/10 – Itaverava/ Capela Nova/ Senhora de Oliveira

03/11 – Casa Grande/ Catas Altas da Noruega/ Santana dos Montes

10/11 – Piranga/ Cristiano Otoni/ Rio Espera

17/11 – Lamim/ Queluzito/ Caranaíba

25/11 – Encerramento Itaverava

Confira os pratos preparados especialmente para o Circuito Sabores das Villas em Lafaiete:

  • AKI EM CASA
    * TOUCINHO DE BARRIGA ASSADO *
    Toucinho de Barriga Assado ao molho madeira com mandioca na manteiga.
  • BOTEQUIM 22
    * DELÍCIA SUÍNA 22 COM MOLHO DE GOIABA *
    Filé mignon suíno empanado de banana da terra na manteiga
  • GARRAFARIA BOTEQUIM

* CHICKEN JERK *

Cortes de coxa e sobrecoxa desossados assados, molho agridoce, batata e bacon fritos com muçarela.

  • HUNOS BIER

* PEDACINHO DE MINAS *

Chateau de costelinha de porco defumada nos galhos de goiabeira, recheada com queijo araxá curado, acompanhadas por polentas fritas e molho agridoce.

  • IBIZA STEAK E BEER

* PRAZERES DE MINAS *

Picanha suína grelhada, chips de mandioca e molho de jabuticaba.

  • MAMBAL

* BOCHECHA DE PORCO *

Bochecha de porco com molho de cerveja preta e angu

  • MOINHO VELHO

* CHOURIÇO COM ANGÚ MINEIRÍSSIMO *

Angu, molho de tomate e chouriço frito

  • SALLUM CULINÁRIA ÁRABE E BRASILEIRA

*PASTEL DE COSTELA CREMOSA *

Pastel massa de milho, recheio cremoso de costela bovina

  • DECK CHOPERIA

* PRATO POUTINE *

Batata frita com catupiry, queijo, muçarela e molho de costela

Serviço:

  • Circuito Gastronômico

De quarta-feira, dia 10 de outubro, à sábado, dia 13 de outubro, você pode saborear os pratos participantes nestes estabelecimentos.

  • Encerramento:
  • Dia: 14/10/2018 (domingo)
  • Horário: 10 às 18 h
  • Local: Praça do Cristo
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *