Câmara questiona lavagem de roupas e lençóis na policlínica: secretário contesta versão dos vereadores

O prefeito Mário Marcus (DEM) enfrenta fortes resistências internas na Câmara quando o assunto é a área de saúde. Na última quinta feira, dia 20, a sessão se arrastou até às 22:00 horas e a saúde dominou os debates. O vereador Darcy da Barreira (SD) apresentou um requerimento em que trouxe de volta as denúncias de que as roupas de cama da policlínica estariam sendo lavadas na UBS Belavinha e secadas sem qualquer higienização/esterilização.

Materiais estão sendo lavados dentro das normas e padrões de qualidade, segundo secretário

Ele também salientou que os lençóis são pequenos para o tamanho da cama e são fixados com esparadrapos. “Os relatos são de lençóis muitos finos, mas onde está lavandeira da policlínica. Na verdade onde estão sendo lavadas as roupas da policlínica?”, questionou.

Nossa reportagem questionou as críticas ao Secretário de Saúde, Ricardo Souza. Ele contestou a versão dos vereadores e afirmou que as unidades e ESF possuem uma lavanderia equipada com máquinas e secadoras. Neste locais estão sendo processados a lavagem de roupas secas, ou seja, sem material infectantes. A roupa úmida e procedente de procedimentos cirúrgicos vem sendo processadas em quantidade mínima por hospitais do município. Sobre o uso de EPI, todos os funcionários envolvidos no processo recebem os equipamentos indicados e estão devidamente orientados sobre a importância do uso.

Ainda sobre os tamanhos informados que o processo de compras de material descartável foi em caráter de urgência e, na época foi o tamanho disponível encontrado para a compra e entrega imediata. A urgência justificou a compra destes materiais e vem sendo adaptados nos equipamentos. Segundo Ricaro, está sendo realizado um teste do novo padrão de lençol descartável na Policlinica Municipal (1,40m x 2,30m), com maior bem espessura (gramatura 30g).

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *