Câmara já estuda aumentar o número de vereadores e pode ter até 21 cadeiras em disputa no pleito de 2020

Os eleitores de Barbacena podem ter que votar para eleger 19 vereadores no pleito de 2020. A possibilidade foi aberta após o presidente do Legislativo local, Amarílio de Andrade, nomear a Comissão Especial de Assuntos da Lei Orgânica. Entre outras atribuições, será discutido o aumento de quatro cadeiras na Câmara Municipal, o que elevaria o número de vereadores dos atuais 15 para 19 edis. O número pode ser até maior e chegar a 21 cadeiras, o máximo permitido por lei.

Câmara já discuti aumento de cadeiras /DIVULGAÇÃO

Nos bastidores do Legislativo, ninguém defende abertamente a proposta, mas alguns argumentos já são ouvidos. Em favor do aumento de cadeiras está o discurso da representatividade e de que com mais vereadores, mais bairros serão contemplados com indicações de obras e melhorias.

Por outro lado, há quem defenda o discurso de austeridade que deve se sobrepor nesse momento de crise econômica. Nesse caso, o argumento que prevalece é sobre o efeito cascata já que o acréscimo de vereadores vem acompanhado do aumento da estrutura de pessoal com a contratação de, aproximadamente, mais 40 assessores.

Apesar de legal, o aumento de cadeiras é um assunto bastante impopular e que pode comprometer os vereadores que apoiarem essa iniciativa.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *