BH se rende a Viola de Queluz com lançamento de livro e show de Chico Lobo, Tuca, coral, poesia, folia de reis e muita música

LESMA apresenta o  SHOW VIOLA DE QUELUZ que acontece hoje (10), no Palácio das Artes, Sala Juvenal Dias. A produção: e direção são de Osmir Camilo e Wagner Vieira. Artistas convidados: Chico Lobo, Wilson Dias, Tuca Boelsums, Família Salgado & Davi Tavares, Carlos Felipe Horta, Folia de Reis Comunitária Luz de Minas e Coral Lesma Poesia Social & Convidados. A noite dedicada a viola terá o lançamento do livro Viola de Queluz”, de Valter Braga de Souza e abertura da Exposição de Violas

  • Programação
  • 19 horas – Lançamento do livro “Viola de Queluz”, de Valter Braga de Souza e abertura da Exposição de Violas
  • 20 horas – Show Viola de Queluz
  • 21h30 – Café Cultural

Viola de Queluz”, de Valter Braga de Souza e abertura da Exposição de Violas

SHOW VIOLA DE QUELUZ

O show “VIOLA DE QUELUZ” será realizado no dia 10 de outubro (quinta-feira) no Palácio das Artes (Sala Juvenal Dias), em Belo Horizonte. O espetáculo celebra um dos mais famosos símbolos da mineiridade: a Viola de Queluz. A harmonia das cordas na folia de reis estará abrindo os caminhos. O show tem como atrações os violeiros Chico Lobo e Wilson Dias. Contará ainda com participações especiais de outros violeiros, sobretudo de Conselheiro Lafaiete, que levará uma comitiva ao evento. Exposições de Violas e participações da Folia de Reis Comunitária Luz de Minas e Coral Lesma Poesia Social, que iluminam também com poesia e música este evento de sinergia, luminosidade e celebração da cultura mineira.

SHOW VIOLA DE QUELUZ

  • Serviço
  • Livro: “Viola de Queluz: Família Souza-Salgado”
  • Autor: Valter Braga de Souza
  • Local: Palácio das Artes, Sala Juvenal Dias (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)
  • Horário: 20 horas
  • Ingressos: R$ 50,00

Vendas site do Palácio das Artes

 

O LIVRO

O livro “Viola de Queluz: Família Souza-Salgado”, de autoria do escritor lafaietense Valter Braga de Souza é uma obra que tem como tema central as famosas violas produzidas em Queluz de Minas. O livro narra desde a chegada das violas ao Brasil, trazidas pelos portugueses, aborda o desenvolvimento político e cultural de Queluz até o atual município de Conselheiro Lafaiete. No fio da história o patriarca José de Souza Salgado e seus herdeiros. Ao tocar para o imperador D. Pedro II, em sua viagem a Minas, só fez aumentar fama e a difusão da Viola de Queluz.  A produção ampla de instrumentos de corda em Queluz são produzidas no século XIX e XX pelas famílias Salgado e Meirelles e seus descendentes. O alcance dessas violas em Minas e no Brasil se deve à sua sutil sonoridade e originalidade da marchetaria. Soma-se a isso o atual momento de expansão da cultura violeira, ressignificação histórica e a trajetória internacional das Violas de Queluz. A obra contou com a participação de pesquisadores, violeiros, luthiers e o apoio de diversas instituições públicas e privadas.

 

EXPOSIÇÃO  “VIOLA DE QUELUZ”

Durante o lançamento do livro estarão em exposição alguns exemplares das antigas Violas de Queluz, entremeadas com produção de modernos luthiers regionais e alguns colecionadores, que tiveram a Viola de Queluz como referência e as mantêm vivas. Estes são um dos faróis de cidadania que nos unem para preservar a identidade singular desse nosso patrimônio mineiro.

 

Serviço

  • Livro: “Viola de Queluz – Família Souza-Salgado”, (Lesma Editores, 160 págs.)
  • Autor: Valter Braga de Souza
  • Local: Hall de Entrada da Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
  • Horário: 19 horas

Valor do livro: R$ 30,00

Coral Lesma Poesia Social na ABL

ÁRVORE DA VIDA

A “Árvore da Vida”, trata-se da construção, utilizando a técnica da papietagem, de uma árvore a partir de reaproveitamento de materiais em oficinas coletivas coordenadas por Marcelo Antônio dos Santos, o Toninho Artesão. Artista nordestino e andarilho que realizou e construiu oficinas pedagógicas que deram origem a diversas objetos de arte com materiais recicláveis. Ela está participando ativamente do Salão Ambiental Setembro Verde com exposições em escolas, galerias, espaços públicos e privados oferecendo maior conhecimento sobre sua confecção e conscientizando sobre a necessidade de ações afirmativas para a sustentabilidade. Para a construção a Árvore da Vida foram utilizados resíduos de papelão, jornais, revistas, grude, garrafas descartáveis, entre outros. As oficinas ocorreram no bairro Santa Matilde e contou com diversos oficineiros, alunos e participação das recuperandas da APAC-Feminina de Conselheiro Lafaiete.

 

CONTATOS:

  • Email: grupolesma@gmail.com
  • Facebook: Lesma Poesia
  • Fones:(31)  99399-2345/99245-3748/99108-5301/99669-2869
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *