Belo Vale: tradicional localidade Noiva do Cordeiro promove festival gastronômico e exibe sua cultura e arte

A família da comunidade rural Noiva do Cordeiro, município de Belo Vale, a 100 km de Belo Horizonte,  programou um fim de semana de cultura e estará de portas abertas para receber os visitantes! No primeiro festival gastronômico da comunidade, nos dias 24 e 25 de novembro, os moradores mostrarão os pratos que produzem, o artesanato e muitas apresentações culturais.  A programação começa a partir de 11:00 horas no sábado e no domingo.  Além dos biscoitos e bolos caseiros, tem pratos típicos da gastronomia rural e  cerveja artesanal.  Sem contar as delícias produzidas pelos moradores. A intensa programação conta com mais de 15 apresentações, com DJs, duplas sertanejas, uma delas formada na comunidade, teatro e shows de música pop. E pode trazer os filhos: eles também vão se divertir na área infantil preparada para as crianças!

Veja a programação:

Sábado  24/11

11h : Violeiros do Vale, Igor Moura, Jean Carlos, Ronildo e Ronaldo, DJ Erick, Coral das Noivas, Luciano Reis, Dayane Silva, Fabrício da Viola e Araguaia, Zé da Boneca/Cravo e Yasmim,  a dupla da comunidade Márcia e Maciel e, para encerrar o sábado, a apresentação de Keila Gaga, artista da comunidade em uma performance cover da cantora pop  Lady Gaga.

Domingo 25/11 – a partir de 11h: Banda da Polícia Militar, Teatro do Liu, Grupo Teatral 5ª Geração e a dupla Márcia e Maciel.

A entrada é gratuita!

Um pouco sobre nossa história

Em Noiva do Cordeiro prezamos pela vida comunitária: somos uma grande família que vive em uma comunidade rural do município de Belo Vale, a 100 km de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. Aqui, a  terra para plantio é coletiva e trabalhamos juntos, em mutirão, para conquistar nosso sustento. Dividimos também as tarefas  para manter a fábrica de roupas, nossos produtos artesanais, a nossa escola e nossa associação.  A base da nossa família é alegria de viver juntos,  em um  laço de união e amor que se fortaleceu ao longo da nossa história. E nossa história já foi contada em filme, reportagens em quase toda imprensa brasileira e também pela imprensa estrangeira.  Nosso modo de vida que preza pelo trabalho em  mutirão ainda atrai muitos visitantes do mundo todo, pesquisadores e jornalistas.

O mundo em Noiva do Cordeiro

Comunidade Noiva do Cordeiro tem apresentação do talento local cover da cantora/Reprodução

As primeiras reportagens feitas na comunidade contaram a história do primeiro ponto de internet em uma zona rural de Minas Gerais.  Mas alguns jornalistas, ao observarem o modo de vida coletivo e a vida de união, pediram que os moradores contassem toda a história. A partir daí, viramos tema de um filme e muitas reportagens foram feitas.

A chegada da internet também foi marcante em Noiva do Cordeiro porque conhecemos um mundo de possibilidades. Descobrimos, inclusive, que uma de nossas moradoras era muito parecida com a famosa cantora Lady Gaga.  Nasceu nosso primeiro grupo artístico: keila Gaga.

O grupo mobiliza toda a comunidade: os bailarinos são os próprios moradores  e todo o figurino também é feito por nós.  Viajamos por todo o Brasil fazendo shows e já passamos por palcos importantes como na Festa da Tocha Olímpica em Belo Horizonte.

Em 2010 foi a vez da nossa dupla sertaneja Márcia e Maciel. Juntos, os dois moradores compõem e interpretam várias canções que falam da vida rural. O corpo de baile também é formado pela nossa comunidade. A dupla Márcia e Maciel  faz shows por todo o país e está presente nos palcos do interior de Minas e de outros estados.

Muitas conquistas  e novos projetos

Algumas mulheres da comunidade se profissionalizaram como costureiras. Hoje temos uma fábrica de roupas e, atualmente, produzimos artigos para Pet em parceria com uma rede de lojas que distribui para todo Brasil.

Para diversificar as fontes de renda, outro grupo se reuniu através  do crédito fundiário para  financiar a terra onde hoje é plantada nossas lavouras. Vendemos principalmente pimenta biquinho, milho, feijão e tangerina poncã.  Além disso, produzimos todos os alimentos que precisamos para viver.

Em 2016 celebramos uma das mais importantes conquistas:  com muita luta conseguimos regularizar uma escola para o Ensino Fundamental na comunidade. Os professores são os próprios moradores que trabalham voluntariamente. Eles fazem curso superior por EAD – Ensino à Distância e têm autorização para atuar como professores voluntários. Nosso próximo passo é conseguir autorização para implementar o Ensino Médio na escola para que nossos jovens possam dar prosseguimento aos estudos.

Noiva do Cordeiro se tornou exemplo, sua luta e superação fez com que sua história fosse contada em todas as principais línguas do planeta.

Mas essa história não acaba aqui, ainda batalhamos por muitas conquistas !

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *