Belo Vale: Audiência discute impactos da mineração

Rafael, setor meio ambiente da VALE, falando sobre as barragens Marés I e II./Foto: Tarcísio Martins

Acontece neste momento em Belo Vale uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar das questões das mineradoras na Serra dos Mascates (Moeda).  O encontro conta com a presença de representantes de mineradoras que atuam na região.

Estão sendo discutidos os seguintes temas:

  • As duas barragens da VALE no município – Marés I e II – Consideradas de risco pela própria VALE, a qual já demarcou a área que poderia ser atingida – Contradições nas informações . A empresa ainda luta para ampliar seus empreendimentos na região, e está atualmente sob uma liminar na não concluir a PDE II que traz sérios danos …
  • CSN – discussão das atividades da empresa, e o possível rompimento da Barragem de Congonhas e consequências para Belo Vale.
  • Os danos causados à comunidade dos Pintos, por rompimento de um sump de contenção, que atingiu, inclusive o Rio Paraopeba. A GREEN METALS vem atuando sem LO, sob um TAC do MPMG e causando danos na MG-442 utilizando trevo de forma indevida, sem autorização do DEER/MG – ela está controlando o trânsito para privilegiar seus caminhões.
  • Mineração Polaris S.A – uma das maiores poluidoras do Córrego Mares, recentemente multada pelo MP, e que faz um trabalho sujo.
  • As questões do uso e qualidade das águas será também tema de discussões.

Leia mais:

Mineração: Vale do Alto Paraopeba, pânico e injustiças

Contenções de lagoa de mineradora arrebentam na zona rural de Belo Vale e atingem comunidad

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *