Banda Nossa Senhora d’Ajuda comemora 50 anos com encontro de corporações musicais

A tradição de bandas de música se mantém viva em Congonhas. E há muito o que comemorar: neste mês, a Banda Nossa Senhora d’Ajuda celebra seu aniversário de 50 anos! Para festejar este momento histórico, um grande encontro de músicos da cidade e região será realizado neste domingo, 4, a partir das 8h, no Alto Maranhão. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo, seis bandas de música se apresentarão no espaço celebrativo da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A festa será abrilhantada por três grupos congonhenses: a Banda Nossa Senhora d’Ajuda, a Corporação Musical Bom Jesus e a Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Corporações de Conselheiro Lafaiete, São Brás de Suaçuí e Jeceaba também estarão presentes.

Ao todo, seis bandas de música se apresentarão no espaço celebrativo da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda/DIVULGAÇÃO

Antigamente, músicos de outras cidades se apresentavam durante as festas religiosas realizadas no Alto Maranhão. Até que, em 1969, o padre João Egg de Rezende deu início à corporação musical da comunidade. “Quando chegaram com os instrumentos, ficamos tão ansiosos, que cada um foi pegando um. Começamos a assoprar, sem saber nada. Ninguém tocava nem sabia música nenhuma. Depois, trouxeram um professor de música de Conselheiro Lafaiete, que chegava em um jipe”, conta com saudosismo o atual presidente da banda, Ruy Rodrigues de Paula, destacando que as aulas eram feitas na sacristia da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda.

De lá para cá, a banda colecionou boas memórias e conquistou públicos não só de Congonhas, mas também de outras cidades do país. Além disso, marcou a vida daqueles que se dedicam à corporação desde o primeiro dia, como o músico Salvador Pedro de Santana. “Para mim foi uma beleza. Toda vida eu gostei de música. Eu tinha viola e violão. Depois que surgiu a banda, passei para lá e foi uma dificuldade, porque é outro instrumento. Estou lá até hoje”.

A tradição ultrapassa gerações, e a Banda Nossa Senhora d’Ajuda tem atraído jovens músicos. Além de promover intervenções culturais nas escolas do distrito para despertar o interesse nas crianças, a corporação oferece aulas de música em sua sede. Ao todo, são 30 músicos que se apresentam, e outros 20 que ainda estão em processo de aprendizagem. A parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, também ajuda a valorizar e a difundir a tradição.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *