Avança o roteiro turístico “Caminhos de São Tiago”

Reproduzir, pelos caminhos de Minas, o roteiro místico de Santiago de Compostela, que, todos os anos, atrai caminhantes de todo o mundo ao interior da Espanha, é o objetivo do projeto “Caminhos de São Tiago”, rota de peregrinação que compreenderá onze municípios mineiros, partindo de Ouro Preto e passando por Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis até São Tiago.

Deputado Glaycon Franco, prefeitos e representantes que foram recebidos pelo Secretário Marcelo Matte/DIVULGAÇÃO

Desde sua concepção, pelo médico e acadêmico Elias de Lima, radicado em Conselheiro Lafaiete, a proposta foi prontamente abraçada pelo deputado estadual Glaycon Franco (PV) que, há vários anos, abriu as portas e estabeleceu contatos com o governo do estado oferecendo condições para que o projeto avançasse. Por este motivo, a implantação da rota “Caminhos de São Tiago” encontra-se em estágio bastante avançado. Nesta semana, os prefeitos de Ritápolis, Higino Zacarias de Souza, e de Coronel Xavier Chaves, Fúlvio Olímpio de Oliveira Pinto, juntamente com o técnico do “Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes”, Marcos Januário e a presidente do “Circuito Turístico Villas e Fazendas”, Tatiana Rezende de Matos, que também é Secretária de Cultura de Itaverava, e a técnica do Circuito Villas, Sidneia de Souza Martins, foram recebidos, na última terça-feira, dia 4, pelo Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte.

No encontro, intermediado por Glaycon Franco, o grupo apresentou as etapas concluídas até agora no projeto, que já vem sendo chamado de “Santiago de Compostela Brasileiro”. Os idealizadores solicitaram apoio do Governo de Minas para a colocação de placas indicativas mostrando a entrada de cada uma das cidades integrantes do roteiro e a sinalização de todo o trajeto.

Reivindicaram, ainda, o auxílio estrutural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Setur para a conclusão do plano. Toda a documentação entregue pelo grupo já está em análise pelos técnicos da secretaria. O secretário Marcelo Matte colocou toda a equipe da pasta à disposição para supervisionar a implantação do novo roteiro.

Conforme salientou o deputado estadual Glaycon Franco, o projeto Caminhos de São Tiago “tem todas as condições para se consolidar como um marco na expansão da peregrinação religiosa e espiritual, bem como do turismo religioso e cultural, em Minas e no Brasil”, terminou.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *