Atenção comerciantes: não devolver troco de um centavo pode render multa

Muitas das vezes receber o troco em bala depois de comprar pão e leite na padaria é algo comum, embora seja ilegal. Na falta de moedas, muitos estabelecimentos comerciais “empurram” o doce e balas à clientela, quando não arredondam a diferença de valores para cima.

O alerta vem parte dos órgãos de defesa do consumidor diante das recorrentes reclamações em Lafaiete.

Diante das constantes denúncias, o Ministério Público, através da Curadoria de Defesa do Consumidor, divulgou uma recomendação aos comerciantes locais.

Pela orientação, dirigida através do CDL-C,L  os consumidores estariam recebendo troco a menos diante da falta de moedas um centavo. O MP sugeriu a entrega exata da quantia reservada ao cliente nas compras.

Já no caso da falta da moeda o Ministério Público orientou aos comerciantes a arredondar para baixo o preço do produto a fim de fornecer o troco exato ao consumidor. A orientação é  de que o comerciante abstenha de produtos para substituir o troco sem consentimento do cliente.

Atenção comerciantes fiquem de olho: o  Procon alerta que devolver troco a menos sem o prévio consentimento é crime e pode gerar multa.

Imagem: Reprodução

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *