Após polêmica, Conselho aprova reforma da Praça Tiradentes

Àrvores serão substituídas por outras de novas espécies
Árvores serão substituídas por outras de novas espécies

A Prefeitura de Lafaiete iniciou esta semana a reforma da história Praça Tiradentes após aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura (Conphic). A obra está a pleno vapor e deve demorar cerca de 60 dias para a sua conclusão. Tombado pelo patrimônio histórico, a intervenção na praça consta de retirada de 50cm nas duas laterais para colocação de “boca de lobo” na via direita. Diversas árvores do tipo fícus foram suprimidas para o plantio de noas espécies. Segundo o Secretário de Obras, Geraldo Túlio, haverá melhorias nos bancos e mesas, iluminação e nos monumentos. “A praça já foi muito modificada, passando por inúmeras alterações desde seu tamanho, paisagismo, monumentos e layout”, disse a Secretária de Cultura Mauricéia Ferreira, ao ser questionada se a obra modificaria a originalidade da praça.

Conselho de cultura
Há mais de 2 meses, O Conphic, órgão deliberativo formado pelo poder público e a sociedade, havia barrado a obra por votação unânime de conselheiros. Para vencer a resistência interna, o prefeito Ivar Cerqueira (PSB) apresentou detalhes do projeto corrigindo equívocos.
Segundo o Presidente do Conphic, Geraldo Lafayette, não haverá uma mudança no tamanho ou formas da praça Tiradentes. “Serão apenas pequenos reparos e a construção de uma canaleta ao redor, facilitando o escoamento das águas e alargando um pouco cada lado das avenidas, permitindo o tráfego de dois carros por vez. Na praça em si, não haverá grandes alterações. Apenas retiradas de duas árvores que já estão comprometidas”, explicou. O Conselho por sua vez sugeriu a suspensão do monumento da Índia Carijó, e a retirada da grade e lago (sem utilização) ao entorno dela. Segundo Lafayette, a suspensão daria ao monumento maior evidência, menor risco de vândalos e sobretudo, a possibilidade de retirada da grade. O Secretário de Obras, Geraldo Túlio, acatou a sugestão e vai providenciar a elevação.
Ao entorno do monumento serão colocadas as mesas de jogos. Também era feito um novo paisagismo para a praça. O abrigo de ônibus foi retirado para a colocação de um novo mais amplo e confortável aos usuários dos coletivos.A prefeitura também vai reformar e restaurar a Fonte Luminosa e Coreto, completando a reforma completa da praça resgatando sua beleza.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *