Após encontrar 10 macacos mortos com febre amarela, Santana dos Montes decreta Estado de Emergência

Com foco no bloqueio total, sem alarmismo de epidemia, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de saúde, informou que o município de Santana dos Montes está em Estado de Emergência para a Febre Amarela, portanto toda a população deve ficar atenta às instruções sobre prevenção e cuidados contra a doença.

A decisão da prefeitura de Santana foi tomada ontem a tarde após as confirmações de 10 casos de epizootias em primatas (morte de macacos com Febre Amarela) espalhados em diversas áreas da extensão territorial do município. Na cidade houve um caso confirmado mas o paciente já recebeu alta do hospital regional de Barbacena, referência na região.

Santana dos Montes declara guerra total a febre amarela/Reprodução

Portanto, para se proteger só há outra forma, senão a vacinação. Hoje equipes de apoio da regional de saúde de Barbacena e do Estado estão em Santana para a vacinação em massa e de porta em porta. Os profissionais de saúde estarão mobilizadas para cumprir a meta de vacinar os 3.950 habitantes, inclusive nas áreas rurais. Os trabalhadores serão abordados em seus locais de trabalho para bloqueio da febre amarela.

Lafaiete e novos casos

A medida em Santana acontece 11 dias após Lafaiete também decretar a mesma situação quando foram atestados 7 casos de epizootias. Ontem, dia 20, Lafaiete confirmou a morte de um homem com suspeita de febre amarela.

Na regional de Barbacena, que engloba pelo menos 30 municípios, foram confirmadas 9 mortes de pessoas da doença. Dez casos receberam alta médica diagnosticados com febre amarela. Há mais de um ano, a Presidente tenta em vão obter um aumento na passagem mas esbarra na resistência popular e do poder público.

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *