25 de abril de 2024 03:06

Andarilhos Queluzianos seguindo os passos dos bandeirantes

CAMINHADA 2
Caminhada/Foto:divulgação

LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO

Dia 20 de fevereiro de 2016, sábado. Este foi o último dia do horário de verão – despedindo-nos deste período com chave de ouro. Por volta de 06h30, começava a nossa segunda aventura do ano: a caminhada entre a estação ferroviária da cidade de Prados e a cidade de Tiradentes. Este percurso foi escolhido por ser uma bela oportunidade de conhecermos a estrada onde outrora havia a ferrovia EFOM.  São 19 Km de um percurso encantador pelas belezas naturais da região e bem tranquilo para a prática de caminhadas, corridas e ciclismo em função de ser bem plano. Outro grande atrativo do percurso é poder acompanhar o famoso Rio das Mortes. Conhecer as ruínas da estação de Prados e a estação de Tiradentes também faz parte do menu de turismo.

Nosso grupo, desta vez, com 56 integrantes, saiu de Lafaiete indo direto à cidade de Prados, mais precisamente a antiga estação ferroviária. Descemos do ônibus e posamos para foto oficial do evento em frente ao prédio em ruínas daquela que fora, há alguns anos atrás, uma bela e charmosa estação.

Iniciamos ali a nossa caminhada. Já nas primeiras passadas, tivemos a certeza de que aquela seria uma inesquecível caminhada. A estrada, além de plana e chão bem compactado, sem poeiras oferecia condições ótimas para vencermos com facilidade o desafio proposto. Ao lado da estrada, abundância de vegetação, muito verde, confirmando visualmente que o período chuvoso está sendo muito abençoado. Várias espécies de árvores e pássaros foram alvos de nossas câmeras fotográficas. Outros dois grandes espetáculos naturais que nos arrancaram suspiros de admiração foram o Rio das Velhas e a Serra de São José. O rio estava bem cheio, com fortes correntezas. A serra podia ser vista de qualquer lugar da estrada e posava para nossas câmeras refletindo um azul que cintilava sob os raios solares mostrando seus contornos no horizonte celeste.  Carros de apoio iam e voltavam oferecendo água gelada para o grupo que caminhava rápido e feliz por poder desfrutar de tanta beleza natural.  Inúmeras goiabeiras vergavam seus galhos à beira da estrada oferecendo-nos seus frutos maduros e ainda gelados pelo orvalho da madrugada. Não resistimos e aproveitamos a oportunidade para matar a fome que se iniciava. Passamos por várias fazendas e sítios. Uns muito bem cuidados mas também vimos vários outros que nos pareceram abandonados. Será efeito desta crise pela qual passa o país? Certo que sim pois este panorama já é constatado em várias de nossas caminhadas.

Terminado o percurso, avistamos a bela estação ferroviária de Tiradentes  e, em poucos minutos, chegamos ao nosso destino: Delícias Restaurante. Fomos muito bem recepcionados pela simpática proprietária Lavi que nos recebeu com muito carinho deixando-nos bem à vontade. Ali, como da vez anterior, os Andarilhos Queluzianos se acomodaram confortavelmente. Uns preferiram a varanda, para contemplar o movimento de turistas pois há uma rodoviária bem em frente. Os demais, preferiram ficar no pátio situado ao fundo onde sombras de árvores e um belo gramado ofereciam um ambiente muito agradável. Pratos de salgados diversos e comida mineira do restaurante fizeram jus à fama da boa culinária tiradentina. Bebidas bem geladas aos poucos iam aplacando a sede daqueles que se submeteram a uma jornada de aproximadamente 3 horas. Durante a confraternização, houve uma pausa para a entrega de donativos a entidade beneficente Abrigo Tiradentes.

Encerrado o momento de confraternização, o grupo se despediu e agradeceu por aquela carinhosa recepção por parte da equipe do Restaurante Delícias e se encaminhou para o ônibus em direção a Lafaiete.

PRADOS

Nasceu de um povoamento, no vale do Rio das Mortes, criado em razão de um núcleo de mineração de ouro assentado pela família Prado, bandeirantes vindos de São Paulo. Tornou-se, primeiramente, Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Prados e, em 1890, foi elevado à categoria de vila. Dois anos após, tornou-se cidade.

Estação de Prados/Foto:Divulgação

Prados possui forte apelo turístico proveniente de sua memória histórica além do comércio de artesanato de madeira, cerâmica e couro. A “Cidade da Música”, como é mais conhecida, é também Berço de Inconfidentes.

Ali viveu a mulher considerada como a mais atuante no movimento da Inconfidência Mineira – a rica pradense Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, mulher do inconfidente Francisco Antônio de Oliveira Lopes. O casarão que lhe serviu de residência após o degredo do marido é hoje um atelier de artesanato que fica em frente à Igreja Matriz. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Prados_(Minas_Gerais).

TIRADENTES

Suas antigas denominações foram “Arraial Velho de Santo Antônio”, e “Vila de São José do Rio das Mortes” e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao príncipe de Portugal D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718.

Rio das mortes/Foto:Divulgação

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Tiradentes tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes_(Minas_Gerais)

EFOM

Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 ligando, a princípio, as cidades de Antônio Carlos, próxima a Barbacena, e Barroso. A linha foi construída em bitola de 76 cm o que lhe deu o carinhoso apelido de “Bitolinha”. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por “Maria Fumaça”. A EFOM já possuiu 602 quilômetros. O tráfego ferroviário nos 12 quilômetros do trecho entre São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes ainda atrai muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas, oriundas da Estrada de Ferro Oeste de Minas. (http://tiradentes.net/home.php?valor=Maria&tipo_pag=maria)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular