AMAR chega aos 20 anos e abre exposição no Museu Perdigão

Mostra comemora os 20 anos do Ponto de Cultura AMAR e os 12 anos do Projeto Gentileza

Campo do Flamengo F. C/DIVULGAÇÃO

No dia 29 de maio, a AMAR – Associação dos Moradores e Amigos da Região completará 20 anos de atuação comunitária. Fundada em 1999 e agregando os bairros Albinópolis e Angélica, a entidade tem um amplo histórico de trabalho envolvendo arte, cultura, educação e cidadania. Isso lhe rendeu o título de Ponto de Cultura, concedido em 2011, pela Secretaria Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura.

Além de buscar soluções para os problemas coletivos de sua região, a AMAR mantém, há 2 décadas, uma biblioteca comunitária, onde oferece cursos livres de arte e artesanato abertos a moradores de toda a cidade. O espaço cultural funciona em uma casa alugada. Durante estes 20 anos, a associação tem reivindicado à Prefeitura uma sede própria, sem sucesso. Diante da atual crise financeira, tal necessidade passou a ser ainda mais urgente, dela dependendo a permanência das conquistas e a continuidade do trabalho da AMAR.

Convite mostra 20 anos da AMAR/DIVULGAÇÃO

Outra iniciativa de destaque do Ponto de Cultura AMAR é o seu Projeto Gentileza, lançado há 12 anos. O conjunto de painéis com grafite e mosaico que a associação tem oferecido de presente à cidade foi batizado de “Circuito Projeto Gentileza”. Este já consagrado patrimônio cultural e atrativo turístico de Lafaiete já foi exibido pelas TVs Globo (“Terra de Minas”) e Record (“Achamos em Minas”). Também é mostrado no livro sobre a AMAR, publicado em 2016, e em um folder que será lançado no dia 29.

As comemorações do 20º aniversário da AMAR começaram no início de maio, com a inauguração de seu mais novo painel de mosaico, na portaria do campo do Flamengo Futebol Clube. Há poucos dias, a associação também participou das ações locais da 17ª Semana Nacional de Museus, através de oficinas e de uma mostra coletiva sobre ofícios manuais.

Campo do Flamengo F. C. – depois/DIVULGAÇÃO

No dia 29, quarta-feira, às 14:00 horas, no Museu Perdigão, será aberta a exposição “Ponto de Cultura AMAR: 20 Anos de Arte, Cultura, Educação, Cidadania”. Hélcio Queiroz, atual presidente da associação, explica que este título foi escolhido para chamar atenção para a importância destas áreas na evolução da sociedade. Serão expostas centenas de fotografias – muitas delas inéditas -, além de livros, convites, cartazes, baners, camisetas e diversas outras peças que fazem parte desta rica história de 20 anos da AMAR. A mostra terá entrada franca e poderá ser visitada até 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Os visitantes concorrerão ao sorteio de livros e camisetas do Ponto de Cultura AMAR.

Para saber mais informações sobre os eventos e cursos da AMAR, curta, no Facebook e no Instagram, as páginas “Ponto de Cultura AMAR” e “Projeto Gentileza Lafaiete”.

SERVIÇO:

exposiçãoPonto de Cultura AMAR: 20 Anos de Arte, Cultura, Educação, Cidadania

abertura: 29 de maio, 4ª-feira, às 14:00h

visitação: 29/05 a 28/06, de 2ª a 6ª-feira, das 10 às 18 horas

local: Museu Perdigão, Praça Tiradentes, 19, centro, Lafaiete (entrada franca)

livro “Compartilhando o Saber no Ponto de Cultura AMAR”: R$ 28,00

Facebook e Instagram: “Ponto de Cultura AMAR” e “Projeto Gentileza Lafaiete”

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *