26 de abril de 2024 15:12

Alinhamento político regional leva a aliança o deputado Glaycon Franco e o Anderson Cabido

Os dois protagonistas da região deixam a diferença de lado e se unem para ampliar e consolidar a força do Alto Paraopeba e Vale do Piranga

O ex-prefeito de Congonhas Anderson Cabido/Arquivo

O xadrez político movimenta suas peças e as eleições agitam os bastidores e desencadeia inflamadas discussões. A movimentação é geral e o clima antecipa o pleito. Uma nova geografia política está sendo desenhada configurando um novo quadro político eleitoral.

Já despontam pelo menos 5 candidatos no plano estadual em Lafaiete: Glaycon Franco (PV), Selma Rocha, Darci Tavares (PMDB), Neuza Mapa (PT) e Giovanny Laoporte. No campo federal são os já cotados o vice prefeito Marco Antônio Reis (PSDB), o médico Antônio kadar e a professora Elisa Lopes (Novo). Este cenário descortina o caminho que o eleitor terá como opção. Mas outros nomes também são especulados.

Quem acompanha de perto a conjuntura local e as movimentações percebe que surgem as composições. Os acordos estaduais e federais de coligações entre as siglas refletem diretamente em Lafaiete.

Um fato novo já consolidado que surge como uma novidade é a aliança envolvendo o ex prefeito de Congonhas, Anderson Cabido (PT) e o deputado Glaycon Franco (PV). As informações colhidas por nossa reportagem apontam que é certo o apoio do petista a reeleição do lafaietense.

Deputado Glaycon Franco/Arquivo

Quem, há 4 anos atrás, faria uma conjectura de união destas duas lideranças de peso tanto os planos regional e estadual? Antes rivais, hoje o clima é de amizade e proximidade política. Mais eis que a articulação estadual entra em cena e favoreceu esta aproximação de 2 expoentes da nova safra política. O principal fator que pesou na aliança foi o interesse comum de fortalecimento e a integração do Alto Paraopeba e o Vale do Piranga. A região precisa de uma articulação política para mostrar sua força e influenciar com mais peso as decisões governamentais. Esta união ganha a região com mais visibilidade e representatividade, como também ganha em poder de fogo.

Em diversas reuniões e encontros, o deputado Glaycon tem tecido fartos elogios ao ex prefeito de Congonhas enaltecendo sua atuação na criação do CODAP (Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba) e como diretor de operações do Sebrae Minas, um dos mais importantes cargos na hierarquia do órgão. “Lafaiete é a cidade mais importante do Território das Vertentes e como tal deve ser reconhecida pelo Governo”, disse recentemente do deputado que sempre cobra a união da região. Em outra ocasião, o próprio deputado afirmou que a região tinha que mostrar que tem “café no bule”, em uma alusão de que a união seria fator determinante para trazer recursos e obras. Segundo ele, a região somente terá reconhecimento com a união de forças que estejam engajadas no mesmo ideal.

Ao que tudo indica nasce um novo cenário em que os atores traçam um formato de ação política onde a região esteja acima das diferenças políticas e ideológicas. Surge assim um novo patamar de aliança em torno dos interesses mais legítimos da coletividade e estratégia para alavancar o crescimento regional.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade