Ação social e atividades culturais movimentam, levam a alegria e lazer aos moradores do Bairro Residencial

Uma manhã ensolarada e repleta de atividades alegrou a comunidade do Residencial, que recebeu, neste sábado, 1º de junho, a Ação Cívico Social (ACISO). Realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Congonhas, o Corpo de Bombeiros e outros apoiadores, o evento contou com a colaboração de dezenas de voluntários, buscando a integração com os moradores e a prestação de serviço nas áreas de saúde, educação, segurança, lazer e cidadania.

Criançada se divertiu com inúmeras atividades

As bandas Marcial e Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o coral da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deram início às apresentações do dia. O Palhaço Spaghetti e a dupla do Sargento Pipoca e Deputado divertiram adultos e crianças. Já o Grupo Terra Preta promoveu atividades esportivas, com futebol e capoeira. Os moradores também se exercitaram com aulão de ginástica e dança, ministrado pela educadora física do Congonhas Mais Saudável, Fernanda Lourenço. A servidora da Biblioteca Pública Municipal, Júnia Graciella, contou histórias.

Diversos serviços foram prestados durante toda a manhã. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceram aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis, dicas de saúde bucal e orientações sobre saúde mental e o combate ao aedes Aegypti. Os moradores também puderam ter assessoria jurídica (Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete) e tirar dúvidas com a equipe do CRAS Dom Oscar sobre os serviços prestados pela unidade.

Duas tendas chamaram a atenção de quem passou por ali: a do Corpo de Bombeiros, que expôs os equipamentos utilizados pela corporação e esclareceu dúvidas da população, e a da Polícia Militar, que expôs diversos animais empalhados, como raposa, capivara e tatu. Outra atração foi o corte de cabelo e design de sobrancelha, feito pelo voluntário Cristiano Soares Ferreira.

Ação social promoveu a cidadania e integração social o Residencial

A criançada também se divertiu com camas elásticas, pintura facial e teatro de fantoches. Além disso, se encataram com o PM Amigo Legal e o Leão do PROERD. Quem passou por ali também se deliciou com pipoca, algodão doce e cachorro quente, preparados pela Associação de Moradores do Residencial.

A comandante do 1° Pelotão da 73ª Cia da PM, Tente Cássia, explicou que a ACISO é uma ação itinerante, cada ano é feita em um bairro. No ano passado, o evento foi realizado no Alvorada. “Nosso objetivo é atender o maior número de bairros possível. É para nos aproximarmos da população, levando um serviço social, orientações para a população, um momento de lazer para as crianças. O serviço da PM conta com apoio de todos. É importante essa aproximação para contarmos com o apoio da comunidade e desenvolvermos um serviço de qualidade”, completou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Residencial, Warley Ferreira, momentos como esse promovem a integração entre os moradores. “Agradecemos a Polícia Militar e a todos que estão apoiando essa iniciativa. É importante vermos que a PM quer ser parceira e amiga da comunidade. Sabemos a situação que os moradores estão passando por conta da barragem de Casa de Pedra. O povo vive com medo no seu dia a dia, então momentos assim são muito importantes”, disse.

Entre os diversos voluntários e parceiros, estavam presentes também: a Associação de Moradores do Bairro Residencial, o Jornal Correio de Minas, Pastora Janaína Veloso, COPASA, EPA, Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), Rotary, Grupo Escoteiro Cidade dos Profetas e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Congonhas.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *