1º Fórum Regional de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar

No dia 12/03, o Presidente da AMALPA Célio Pereira de Souza juntamente com o Secretário Executivo Claudionei Nunes participaram do 1º Fórum Regional de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Agricultura Familiar, que ocorreu no Centro Cultural Nasciso de Queirós em Conselheiro Lafaiete.

1º Fórum Regional de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar/DIVULGAÇÃO

Na oportunidade, ocorreram palestras de extrema importância para os pequenos produtores rurais, onde o maior intuito foi orientar tanto os agricultores quanto as escolas para facilitar a comercialização desses alimentos através do PNAE. Hoje, a conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar fundamenta-se nas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e que apoiem o desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar.

A Superintendente Regional de Ensino de Lafaiete Maria de Lurdes Beato, falou sobre o processo de aquisição e chamada pública: coordenação de prestação de contas.

O Deputado Estadual Glaycon Franco, destacou a importância dos alimentos serem vendidos por produtores locais: “O encontro da alimentação escolar com a agricultura familiar tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública de todo o Brasil. E nós, faremos o que for necessário para facilitar e ajudar tanto os produtores, quanto os alunos, que estarão comendo alimentos de qualidade e da região”.

O Gerente regional da UREGI Vitório Alves de Freitas mostrou todo o mapeamento da produção da agricultura familiar na região.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira de Souza, como de costume colocou a associação à disposição de todos, a fim de auxiliar o contato dos produtores com as escolas: “O associativismo é muito importante nesse momento, onde eu como presidente, farei contato com todos os nossos Prefeitos para auxiliar esse contato e gerar oportunidade de negócio para todos com qualidade, com responsabilidade e com segurança, principalmente por se tratar de alimentos para as nossas crianças”.

Estiveram presentes, o Extensionista da Emater de Conselheiro Lafaiete Abel Ferreira, a Diretora da Vigilância Sanitária da SES Ângela Vieira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Conselheiro Lafaiete Rafael Lana, a Diretora financeira da S.R.E Rosana Braga da Silva, a Coordenadora de prestação de contas da S.R.E Rosana Silmara, o Rodolfo Gonzaga – Diretor executivo do CODAP.

Estiveram presentes também os diretores de escolas das cidades de Conselheiro Lafaiete, Piranga, Santana dos Montes, Caranaíba, Catas Altas da Noruega, São Brás do Suaçuí, Rio espera, Desterro de Entre Rios, Cristiano Otoni, Ouro Branco, Itaverava, Casa Grande, Senhora de Oliveira, Jeceaba e Congonhas.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *