13° Cinema Comentado exibe documentário sobre a força espiritual e o poder do Jubileu de Congonhas

A Secretaria Municipal de Educação vai promover, nesta quinta-feira, 23, às 19h, na Casa do Professor (rua do Ouro, 38 – Matriz) mais uma edição do projeto Cinema Comentado. Será exibido o documentário curta-metragem “Jubileu” (1981), com mediação do pesquisador André Candreva.
Sinopse: Durante o Jubileu de 1981, a produção acompanhou, durante 5 dias, os romeiros que visitavam o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas/MG, para compreender a força espiritual ali emanada e o poder que exerce sobre os fieis. O documentário mostra, ainda, os cinco passos que os peregrinos fazem quando chegam a Congonhas para participarem do Jubileu do Bom Jesus. O documentário exibe também o cotidiano da cidade de Congonhas, no início da década de 1980, destacando a importância da Rádio Difusora de Congonhas, pela qual os fiéis enviavam mensagens aos seus parentes e amigos que não puderam participar das peregrinações. As entrevistas eram momentos singulares, pois eles estavam “falando” na “rádio do Bom Jesus”.

Ficha técnica:
Produção: Embrafilme/Sphan/Pró-Memória/Funarte (colaboração)
Direção: Eduardo Escorel
Narrador: Eliakim Araújo
Ano: 1981
Período de filmagem: 11 a 15 de setembro de 1981
Duração: 45 min
Confirmar presença até o dia 22/08, no telefone (31) 3731-6386 ou e-mail: deif.casadoprofessor@congonhas.mg.gov.br. As vagas são limitadas.

Foto de capa: Foconanoticia

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *